Brasil,

Motivação na educação à distância

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Neide Martingo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Alan Dantas

A educação online tem tomado cada vez mais espaço em diversos países. No Brasil, é crescente o número de empresas que contratam profissionais técnicos e criativos, com cursos profissionalizantes livres, e deixam de exigir diploma universitário. Podemos dizer que este é um grande passo em direção à igualdade de acesso a empregos técnicos e melhores salários. Mas ainda existem dificuldades.

Além da credibilidade de seus certificados - o que tem melhorado gradualmente -, um dos principais desafios que a educação à distância enfrenta é, sem dúvida, a motivação e dedicação dos alunos. Diversas estratégias e tecnologias têm sido criadas para resolver o problema do interesse e foco nos estudos online. E é exatamente sobre isso de que vou falar a seguir.

Existem duas formas principais de motivar alguém: intrinsecamente e extrinsecamente, que basicamente são motivações internas e externas. Enquanto a motivação intrínseca é baseada nos valores, interesses e desejos da pessoa, a motivação extrínseca é gerada pelo ambiente e situações externas, que motivam a pessoa a continuar, mesmo com adversidades.

Com o advento das EdTechs, ou empresas de tecnologias educacionais, diversas estratégias de ensino e soluções tecnológicas foram desenvolvidas para gerar motivação intrínseca e extrínseca em seus alunos. Desde a geração de personas de aprendizado, à produção de conteúdo, com frases e dados estrategicamente localizados na interface de aprendizagem, para gerar motivação nos alunos escolhidos. As possibilidades são diversas, mas antes é importante entender seu público e qual tipo de motivação se quer criar em cada momento da trilha de aprendizagem.

A melhor forma de decidir entre motivação intrínseca e extrínseca, ao desenhar uma experiência de aprendizagem digital, é pensar se a teoria da autodeterminação está sendo respeitada e estimulada no comportamento das pessoas.

Teoria da autodeterminação - A teoria da autodeterminação promove a ideia de que todas as pessoas são motivadas por necessidades de autonomia e relacionamentos sociais positivos, que são diretamente ligados à aquisição e demonstração bem-sucedida de novas competências.

- Autonomia é a necessidade das pessoas de alterarem suas realidades e ambientes por meio de escolhas feitas por elas. Isso significa que, mesmo dentro de uma trilha de aprendizagem fixa, é importante que a pessoa aprendiz sinta-se livre para escolher alguns fatores de sua experiência.

- Relacionamentos sociais positivos são aqueles em que a pessoa se sente parte importante e funcional de um grupo. No aprendizado online, isso significa que mesmo ao falhar, a pessoa continua valorizada e apta a colaborar com suas competências já adquiridas.

- Competência se refere à vontade de passar por novos desafios e superá-los, que pode ser estimulada por correção de exercícios feita por tutores especialistas, estratégias de agrupamento de estudantes, correção em pares e discussões técnicas e outras estratégias de socialização e conscientização do progresso feito.

Mesmo com todas estas teorias, estratégias e soluções tecnológicas à disposição, é preciso entender o público alvo de cada produto educacional para que tudo isso se encaixe e funcione como planejado. Existem diversas técnicas de criação deste público alvo ou persona de aprendizagem. Uma das principais é o Design Thinking, que promove uma tempestade de ideias para solução de problemas e geração de conceitos baseando-se em diversas teorias e diagramas que auxiliam no agrupamento social, técnico e intelectual das pessoas aprendizes.

Como mencionadas na apresentação sobre Design Thinking, algumas das principais informações usadas para refinamento de personas de aprendizagem são:

· Idade;

· Localização;

· Interesses e cultura;

· Competências e educação formal;

· Grupo da Pirâmide de Maslow;

· Emoções e vieses cognitivos.

As experiências de aprendizagem digitais podem ser escaláveis e ainda motivacionais para a maioria de seus participantes. Para isso, é necessário definir o público alvo e planejar o roteiro do conteúdo e aspectos tecnológicos da entrega do conteúdo e interação entre aprendizes e tutores, para que as pessoas aprendizes se sintam aptas a tomar decisões sobre sua experiência de aprendizagem, consigam identificar o progresso na aquisição de competências e possam compartilhar conhecimento enquanto socializa com pares.

Alan Dantas é Head of Online Education da EBAC Online.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar