Estudante brasileira Ana Julia Monteiro classificada entre as 10 finalistas do Prêmio Global de Estudantes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Coslove
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

O vencedor do prêmio de US$100.000 será anunciado em 10 de novembro em cerimônia virtual que acontecerá na sede da UNESCO em Paris

A estudante brasileira Ana Julia Monteiro de Carvalho foi nomeada uma das 10 finalistas do Chegg.org Global Student Prize 2021, um novo prêmio de US$ 100.000 a ser concedido a um aluno excepcional que teve um impacto real na aprendizagem, na vida de seus colegas e na sociedade.

Ana Julia, uma aluna de 18 anos de Maceió, Brasil, que estuda na Escola Industrial de Educação Básica do SESI Abelardo Lopes, foi selecionada entre mais de 3.500 indicações e candidaturas de 94 países ao redor do mundo.

A Varkey Foundation lançou o Chegg.org Global Student Prize no início deste ano, um prêmio irmão do Global Teacher Prize de US$ 1 milhão, para criar uma nova plataforma poderosa que ilumina os esforços de estudantes extraordinários em todos os lugares que, juntos, estão remodelando nosso mundo para melhor. O prêmio é aberto a todos os alunos que tenham pelo menos 16 anos de idade e estejam matriculados em uma instituição acadêmica ou programa de treinamento e habilidades. Alunos em tempo parcial, bem como alunos matriculados em cursos online também são elegíveis para o prêmio.

A Chegg.org fez parceria com a Fundação Varkey para criar o novo Prêmio Global do Aluno. Dan Rosensweig, CEO e presidente da Chegg, disse:

“Enquanto muitas partes interessadas estão ocupadas debatendo, esses alunos estão ocupados fazendo. Parabéns a todos os finalistas do Global Student Prize. Eles realmente são os agentes de mudança de que nosso mundo precisa. ”

Lila Thomas, chefe do Chegg.org, disse:

“Ana Julia e todos os nossos finalistas representam os alunos corajosos e trabalhadores de todo o mundo que estão lutando por seu futuro. Apesar dos desafios do COVID, esta geração de alunos mostrou o tipo de resiliência e criatividade que nos dá esperança ao enfrentarmos os enormes desafios que temos pela frente. O Prêmio Aluno Global foi lançado para iluminar suas histórias e ouvir suas vozes. Afinal, são seus sonhos e talentos que iluminarão o caminho para um amanhã melhor”.

Ana Julia Monteiro de Carvalho é nordestina, considerada por alguns a região menos desenvolvida do país, onde os moradores da região enfrentam discriminação e xenofobia, sendo vítimas de estereótipos.

Aos 13 anos, ela foi cofundadora da primeira equipe de competição de robótica da FIRST LEGO League de sua escola, que representou a região e sua cultura no cenário nacional e internacional. Demorou apenas dois anos para conquistar os campeões do 1º lugar na etapa regional e avançar para a etapa nacional, onde, em um ato de protesto contra a xenofobia, sua equipe decidiu se vestir de “Cangaceiros” (influências importantes na cultura local). Orgulhosos de sua cultura, eles também provaram sua inteligência e habilidade, sendo premiados como o 10º melhor time geral do Brasil e o 1º lugar em Processo de Pesquisa.

Na volta a Maceió, todos os alunos se reuniram para parabenizá-los com música, comida e confete. Eles apareceram na TV e até foram apresentados ao governador. O sucesso deles abriu as mentes das pessoas sobre o verdadeiro potencial da região, e Ana Julia aprendeu o valor e a importância de celebrar suas raízes. No entanto, este foi apenas o começo. Uma série de escolas na cidade também começou a buscar aulas de robótica: centenas de alunos se inscreveram para a seleção do ano seguinte e várias outras equipes de robótica foram fundadas.

Diante da demanda, Ana Julia criou um guia de programação de 100 páginas para novos alunos que buscam competir em competições de robótica, explicando todas as inovações que ela havia criado ou utilizado. Isso fez uma grande diferença para muitos alunos. No cenário internacional nos Estados Unidos, a equipe de Ana Julia conquistou o 3º lugar geral - premiação inédita para uma seleção brasileira - destacando suas habilidades de trabalho em equipe e liderança entre alunos dos cinco continentes.

Este ano, Ana Julia atuou como líder de conexão e rede em sua equipe de competição de robótica FIRST Tech Challenge. Com essa experiência, ela foi responsável por conectar sua equipe com profissionais do Google, NASA, CERN e o CEO da StartupDays, entre outros. Por sua liderança, a equipe conquistou o 1º lugar do Connect Award no cenário nacional e internacional, tornando-se uma das duas únicas seleções brasileiras já selecionadas e premiadas em uma etapa internacional da competição.

Em 2016, ela co-criou o Aerador Sustentável, um mecanismo para aumentar a produção de leite em áreas de subsistência de países em desenvolvimento, oxigenando a água do gado com energia eólica. Com este projeto, foi selecionada para o Salão Nacional de Robótica (MNR), o Encontro de Jovens Comprometidos com o Meio Ambiente da Argentina e competições no Peru e na Indonésia. Em 2017, ela co-criou o pH2O, um comprimido alcalinizante para melhorar a saúde de comunidades empobrecidas. Em 2018 veio o TEEF, um telhado sustentável produzido com fibra de vidro e pneus reutilizados a preços acessíveis. Outras inovações incluem um carregador de indutor solar portátil e um sistema de desinfecção mecânica para COVID-19 que não usa energia elétrica.

Sunny Varkey, fundador da Fundação Varkey, disse:

“Parabéns a Ana Julia por chegar aos dez finalistas. Sua história destaca claramente a importância da educação para enfrentar os grandes desafios que temos pela frente - das mudanças climáticas à crescente desigualdade e às pandemias globais. É somente priorizando a educação que podemos salvaguardar todos os nossos amanhãs. A educação é a chave para enfrentar o futuro com confiança. ”

Os outros 10 finalistas do Global Student Prize 2021 são Amisa Rashid do Quênia, Elliott Lancaster do Reino Unido, Jeremiah Thoronka de Serra Leoa, Kehkashan Basu do Canadá, Lamya Butt dos Emirados Árabes Unidos, Matine Khalighi dos EUA, Mirko Cazzato da Itália , Oluwadamilola Akintewe da Nigéria e Seema Kumari da Índia.

As inscrições e indicações para o Prêmio Aluno Global deste ano abriram na terça-feira, 2 de fevereiro de 2021 e encerraram no domingo, 16 de maio de 2021. Os alunos que se inscreveram para o Prêmio Aluno Global estão sendo avaliados por seu desempenho acadêmico, impacto em seus colegas, como eles fazem a diferença no sua comunidade e além, como eles superam as dificuldades para alcançar, como eles demonstram criatividade e inovação e como eles operam como cidadãos globais.

O vencedor será escolhido entre os 10 finalistas pela Global Student Prize Academy, composta por indivíduos de destaque.

Notas para os editores:

A Fundação Varkey acredita que toda criança merece um ambiente de aprendizagem vibrante e estimulante que desperte e apoie todo o seu potencial. A fundação acredita que nada é mais importante para alcançar isso do que a paixão e a qualidade dos professores. Eles apóiam a capacidade de ensino global e semeiam excelência e inovação na próxima geração de educadores. Eles também fundaram o Prêmio Professor Global para destacar o trabalho incrível que os professores realizam em todo o mundo.

Chegg: milhões de pessoas aprendem com o Chegg. Nós nos esforçamos para melhorar os resultados educacionais, colocando o aluno em primeiro lugar. Apoiamos os alunos em sua jornada do ensino médio à faculdade e em suas carreiras com ferramentas projetadas para ajudá-los a aprender os materiais do curso, ter sucesso nas aulas, economizar dinheiro com os materiais necessários e aprender as habilidades mais exigidas. Nossos serviços estão disponíveis online, a qualquer hora e em qualquer lugar. A Chegg é uma empresa de capital aberto com sede em Santa Clara, Califórnia, e negocia na NYSE sob o símbolo CHGG.