Brasil,

Brasil e América Latina se destacam na preferência de estudantes universitários por trabalho remoto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Atalla
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Consultoria internacional identifica a percepção dos futuros profissionais sobre o home office e suas maiores preocupações

A Universum Global, consultoria especialista em Employer Branding em 50 países, revela em seu estudo “Talent Research 2021” que mais de 80% dos estudantes universitários do Brasil e da América Latina gostariam de atuar remotamente ao iniciar a carreira. Os valores são superiores à média encontrada em países da América do Norte, Europa e Ásia.

Realizada anualmente, a pesquisa contou com 31.330 estudantes, de 126 universidades brasileiras, que responderam ao questionário entre outubro de 2020 e maio de 2021, e mais de 200 mil estudantes ao redor do mundo. Entre áreas de destaque, foram ouvidos universitários cursando Administração, Engenharia, TI, Saúde/Medicina, Direito e Humanas.

No Brasil, 83% dos universitários afirmaram estar interessados em oportunidade de trabalho remoto. O número está alinhado com os obtidos em outros países da região, como Argentina (88%), México (86%), Colômbia (85%) e Chile (84%), superando a tendência observada em outros locais do mundo.

Prova disso, são os números da América do Norte, no Canadá (76%) e nos EUA (75%); e em partes da Europa e Ásia – Rússia (77%), Índia (71%) e Reino Unido (69%). Na contramão, somente 54% dos estudantes chineses disseram estar interessados em vagas de home office, e apenas 47% dos alemães, sendo que a maioria destes deseja atuar presencialmente (53%).

Preocupações

Mesmo com maioria dos universitários dando preferência ao trabalho remoto, algumas preocupações são inevitáveis. Entre as três mais recorrentes dos brasileiros, estão o receio de ficarem isolados dos colegas de trabalho e das possíveis perdas geradas pela falta de interação social (33%); a preferência do empregador pelo trabalho no escritório (32%); e um potencial de ganho menor atuando remotamente (26%).

O medo de ficarem isolados dos colegas também preocupa uma parte considerável dos latino-americanos, conforme apontam 41% dos argentinos e chilenos, 36% dos colombianos e 31% dos mexicanos. Entretanto, o maior receio no Chile, no México e na Colômbia é em relação ao onboarding, com destaque que 44% dos estudantes chilenos manifestam essa preocupação. Já nos EUA, o medo do isolamento e da falta de conexão social com os colegas é ainda mais expressivo, segundo avaliam 56% dos universitários americanos.

Sobre a Universum Global

A Universum Global é a especialista em Employer Branding mais reconhecida do mundo. Parte do StepStone Group e da família Axel Springer, sua diversificada equipe está fisicamente presente em mais de 20 países. Anualmente, a Universum trabalha com mais de 2.000 universidades, grupos de ex-alunos e organizações profissionais em 50 países. E assim, reúne percepções de estudantes e profissionais para aconselhar os empregadores sobre como atrair talentos que se adaptem à sua cultura e propósito. Por mais de 30 anos, a Universum tem sido a parceira de confiança de muitas das empresas mais conhecidas do mundo. Como resultado, os dados gerados, percepções e orientações moldaram o Employer Branding e ajudaram companhias de todo o mundo em seus esforços para atrair, recrutar e reter os talentos certos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar