Brasil,

Brincar é coisa séria!

*Vivian Ferrari de Castro

Falar sobre a importância do brincar no Dia das Crianças pode parecer algo comum, mas é um assunto de grande relevância na vida dos pequenos e de seus familiares. É por meio de brincadeiras e jogos que a criança cria, imagina, se expressa, descobre e explora os mais diferentes ambientes e universos. Esse faz de conta é o modo com que ela se expressa e lida com as emoções e descobertas diárias que experimenta.

Para que todos esses processos aconteçam, é preciso dar liberdade à criança e deixar fluir a imaginação. Isso é algo que os jogos eletrônicos, por exemplo, não permitem, já que os caminhos e as possibilidades, apesar de serem muitas e variadas, são pré-determinadas. Apesar do alto grau de diversão e entretenimento, esse tipo de brincadeira deixa pouco espaço para a criação livre e para o exercício do indivíduo.

Atualmente, as telas estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças, seja para estudar e aprender, se relacionar com amigos e familiares, e também para diversão. Então, mais do que nunca, é importante saber usar e dosar os eletrônicos com sabedoria para extrair o melhor que podem oferecer, dentro do limite saudável para a infância. Isso inclui não alienar os pequenos, pois é necessário ter habilidades inerentes a essa geração que já nasceu conectada e que entende de tecnologia muito mais que os adultos. Mas permitir que smartphones, tablets e computadores dominem integralmente o tempo livre da criançada pode ser crítico para o seu desenvolvimento. Assim, o equilíbrio continua sendo o melhor remédio.

Pensando exatamente neste equilíbrio é que a escola se consolida como um ambiente de exploração de materiais livres, de socialização e interação, de criação e aprendizagens em espaços naturais. Bosques e jardins são excelentes locais que atendem desde as brincadeiras mais divertidas até as aulas de ciências mais exploradoras. As brincadeiras de rua de antigamente hoje acontecem de forma segura no espaço escolar, ao lado de grandes amigos que acompanharão sua vida até a fase adulta e que será, para sempre, fonte das melhores memórias.

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança, por isso o tempo livre é tão importante para as atividades acontecerem de forma espontânea. O brincar compreende interação, cooperação, comunicação e relação. Desenvolve a importância do respeito por si e pelo outro, assim como a autoestima, o que vai trazer frutos por toda a sua vida e nas relações futuras. Tudo isso pra dizer que “brincar é coisa séria”.

*Vivian Ferrari de Castro, é pedagoga, psicóloga e coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista São Francisco

Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo