Brasil,

Dia das Crianças: novos rumos, novo normal e o mesmo brincar

*Lucia Aparecida Tavares dos Santos

Neste dia 12 de outubro o Brasil celebra tradicionalmente o Dia das Crianças. A data cercada de festividades é também um momento oportuno para colocar a infância em primeiro plano. Sobretudo após a pandemia da covid-19, que nos mostrou o quanto, em diversas realidades e cenários, as crianças foram impactadas. Comemorar esse dia consiste também em pensar soluções conjuntas para que elas sejam prioridade absoluta na consecução de políticas públicas, na preservação do bem estar, da saúde mental e também na proteção de todo tipo de violência.

Complexo? Pode parecer quando inserimos o peso de tudo que vivemos nos últimos meses, mas as soluções podem emergir das pequenas atitudes e passos diante desse novo normal, em meio ao processo de socialização. Segundo a pesquisa Primeiríssima Infância - Interações na Pandemia: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos em tempos de Covid, as famílias da classe D tiveram o maior impacto, principalmente nos cuidados das crianças até 3 anos de idade. As questões financeiras foram um ponto chave, além de sentimentos como medo, angústia e cansaço.

Pensando nos últimos tempos, a conexão dos pequenos foi sim modificada. A inserção de novas tecnologias, o tempo em frente às telas, a distância dos amigos e da escola influenciam o comportamento e o bem estar das famílias. As crianças têm seu próprio meio de conexão por meio do brincar. Quando dialogam com a natureza, com os adultos e com seus pares. elas desenvolvem sua imaginação e constroem culturas infantis por meio da brincadeira.

É aí que inicia um novo caminho e olhar dentro do novo normal e nos novos rumos, do regresso às atividades escolares. É o momento para que a educação na preservação da infância possa garantir currículos potentes com foco nas interações, no brincar e na convivência, e provocar a sociedade sobre a importância dessa etapa na vida de um ser humano. A educação deve ser caminho de aproximação e criação de vínculos entre família, escola e sociedade em defesa da infância e das crianças.

E quando dizemos que a solução, por mais fatores complexos e diversos que apresente, pode parecer singela no seu dia a dia, é porque neste novo normal, podemos utilizar o mais simples brincar para deixar fluir as emoções, os sentimentos os vínculos familiares e de afeto, o fortalecimento da cultura de paz e da comunicação não violenta. Assim, voltando à nossa essência, poderemos fomentar a brincadeira, em seus diversos formatos, para garantir uma infância plena e feliz. Neste dia 12 de outubro é tempo de celebrar e brincar.

*Lucia Aparecida dos Santos Tavares é Assistente Social e Mestre em Educação, diretora do marista escola social ir. justino


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo