Brasil,

MEC lançou as Avaliações Formativas para o ensino fundamental nesta quinta-feira (07)

A plataforma é mais uma resposta do MEC à pandemia e permitirá o diagnóstico do nivel de aprendizagem de cada estudante e o auxílio pedagógico aos professores na escolha de estratégias para recuperação das aprendizagens.

O Governo Federal promoveu, por meio do Ministério da Educação (MEC), a cerimônia de lançamento das Avaliações Diagnósticas e Formativas. As Avaliações são uma ferramenta direcionada ao ensino fundamental, que possibilitarão a realização de um diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem dos estudantes, para fins de personalização do ensino. A ferramenta contemplará desde os estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) até os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Participaram da mesa de abertura do evento o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas; o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcos Vinícius David; a secretária de educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Também participaram do evento, virtualmente, o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo; e o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Costa Lima.

"Hoje é um grande dia para a educação brasileira. Entregamos essa ferramenta para toda a sociedade brasileira, que envolverá mais de 100 mil escolas. Nesse primeiro ano, ofertaremos para os anos iniciais, e no ano que vem, incluiremos os anos finais do ensino fundamental (...)", afirmou Victor Godoy durante a cerimônia.

As Avaliações serão disponibilizadas tanto para a rede pública quanto para a particular, caso haja interesse, por meio de uma plataforma própria que foi desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (CAEd/UFJF).

Configurando um método diferenciado dos aplicados atualmente, as Avaliações Formativas não exigem que os estudantes reproduzam o conteúdo estudado em sala de aula, mas sim que demonstrem o seu desenvolvimento pessoal. Os resultados também contribuirão com os programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo