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Volta às aulas: Pais planejam mandar filhos para a escola em 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  YARA ROCCA
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Um em cada dez também pretende trocar filhos de escola

Uma em cada dez famílias pensa em trocar filhos de escola no ano que vem por causa de dificuldades financeiras.

O dado está no levantamento feito pelo Escolas Exponenciais, instituto que faz pesquisa de mercado em escolas no Brasil. O estudo aponta ainda que 94% dos pais querem que os filhos retomem o ensino presencial.

Uma pesquisa exclusiva do Escolas Exponenciais mostrou o que os pais vão fazer em relação aos seus filhos em 2022.

Já se falou muito sobre as dificuldades que os pais tiveram durante a pandemia. Por exemplo: conciliar o home office com a família, incentivar os filhos nos estudos online, mães que abdicaram de seus empregos para se dedicarem aos seus filhos.

Então essa pesquisa mostra que, mesmo que as escolas mantivessem o modelo híbrido no ano de 2022, 94% dos pais optariam por mandar seus filhos à escola e apenas 6% os manteriam em casa.

Vale lembrar que essas escolas tiveram problemas em 2020. Como a saída dos alunos e também o salário dos professores.

Então, 53% dessas escolas acreditam que seria positivo manter o ensino híbrido enquanto que 47% não vê o ensino híbrido como uma oportunidade.

E como a gente sabe, não foram somente as escolas que tiveram problemas e dificuldades durante essa pandemia. As famílias também tiveram. E manter os alunos, nesse período, em escolas particulares foi um grande desafio.

Então, 41% dos pais pretendem mudar seus filhos para escolas mais baratas em 2022.

A pesquisa revela outros fatos curiosos tais como:

- Se os pais estão decididos ou não a mudar seu filho de escola.

- Problemas financeiros podem levar a troca de escola

- Quais são os principais motivos apontados pelos pais para continuarem na escola

- Qual seria a postura dos pais se, em 2022, fosse permitido manter o modelo de ensino híbrido?

- Mesmo com os desafios da pandemia do ponto de vista financeiro e pedagógico, qual a porcentagem de escolas que ganharam alunos?

- Qual a porcentagem de escolas que têm enfrentado problemas para manter salários em dia?

- Para quantas escolas a inadimplência é um problema significativo?

Empreendedor está revelando o retrato da educação no Brasil

Vahid Sherafat, CEO do Escolas Exponenciais e Coordenador da pesquisa para o ranking 2021, pode falar sobre a importância de uma pesquisa como essa num momento como esse, dado todas as transformações que o setor da educação tem passado.

Uma pesquisa trazendo uma percepção das famílias sobre a qualidade do ensino e a satisfação delas em relação a educação de seus filhos, é uma informação essencial para entendermos o futuro da educação.

“Acredito que as percepções descobertas nessa pesquisa vêm num momento em que todas as atenções estão voltadas para a área da educação, tentando entender de que forma ela está atendendo a sociedade e de que forma ela tem que mudar para se adaptar as atuais necessidades. Nós estamos vivendo um momento único na história. Se espera da área da educação uma atenção à sua transformação de mesma magnitude.

Essa pesquisa nos dá informação atual e precisa para dar base a novas iniciativas, projetos e investimentos. Sem dúvida, a área da educação foi profundamente afetada nos últimos meses. Essa pesquisa é essencial para entendermos onde estamos e para onde devemos seguir a partir de agora”, afirma Vahid Sherafat.

A avaliação de escolas e da qualidade do ensino e a percepção das famílias sobre esse processo é essencial para a evolução das instituições de ensino básicas.

A importância de fazer essa pesquisa, de metrificar análises sobre a qualidade do trabalho das instituições de ensino, de se fazer isso já que algumas escolas têm essa visão de que “não se deve fazer”. Como evoluir algo que não esteja se fazendo um esforço de metrificar, avaliar que não tenha um indicador?

“Uma regra de ouro na gestão é que “o que não se mede não se gere”. Não há gestão sobre o que não é medido.

E uma das transformações pela qual a área da educação tem que passar é superar esse receio de medir coisas pelo desafio que é medi-las.

Se toda a área de gestão de pessoas não fizesse um esforço de medir o desempenho, a eficiência, a evolução da gestão de pessoas, não existisse um esforço puramente pela natureza subjetiva que é a gestão de pessoas, a gente não teria toda essa evolução na gestão que tivemos nos últimos anos.

O fato de ela ser subjetiva e com vários ângulos para um determinado assunto, não tira o valor. Ao nos esforçarmos para criar indicadores, acabamos evoluindo porque a gente abre o debate sobre os ângulos que a gente pode olhar. Quais são as falhas desses ângulos? Quais são as outras opções? E esse processo de criar cada vez mais indicadores melhores de desempenho em si é parte do processo de evolução de uma área”, finaliza Vahid Sherafat.


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