Faculdade de Tecnologia Termomecanica oferece 160 vagas gratuitas para quatro cursos superiores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Pomarino
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Vestibular será realizado presencialmente no dia 14 de novembro com adoção de protocolos sanitários

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), que integra o grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), abre 160 vagas gratuitas para novas turmas dos cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. O ingresso será por meio de vestibular presencial com o cumprimento de todos protocolos sanitários adequados e exigidos, conforme edital. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro de 2021, diretamente no site da Vunesp.

“Nós acreditamos que o vestibular garante maior equidade, já que permite que todos os candidatos que concluíram o Ensino Médio, em algum momento, tenham oportunidade de concorrer a uma vaga na Faculdade. Estamos lidando de forma responsável com a retomada de atividades presenciais, dessa forma serão utilizadas um número maior de salas onde as provas do processo seletivo serão realizadas; em cada uma dessas salas será ocupado somente parte do espaço com os candidatos, garantindo assim o distanciamento social; Cada candidato deve levar seus objetos de uso pessoal, como caneta, máscaras, recipiente para tomar água, álcool em gel, respeitando os protocolos sanitários”, afirma Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da FTT.

A partir de um processo contínuo de atualização, a Faculdade implementou recentemente as novas matrizes curriculares dos quatro cursos de graduação. Estas matrizes estão totalmente atualizadas e alinhadas com as necessidades atuais e futuras do mercado, aumentando assim, sem dúvida, o interesse das empresas pelos alunos da FTT. Existe um foco em inovação, tecnologias inovadoras, e nas principais tendências mundiais. “Por meio de um acompanhamento constante, baseado em metodologia testada, conseguimos detectar qual o perfil do profissional e conhecimentos que os setores demandam e, assim, incluir no cotidiano dos alunos a discussão de temas que alinham as competências profissionais e sociais às expectativas do mercado. Isso se dá nas aulas, simpósios, atividades como empresa júnior, desafios, entre outros.

Entre as últimas atualizações, a diretora destaca a inserção de temas como comércio exterior, relações internacionais, inovação, inteligência de mercado e ciências de dados no curso de Administração. Já o curso de Engenharia de Alimentos incorporou disciplinas que envolvem gestão e ciência de dados na formação específica do profissional, tendo como base o desenvolvimento de produtos e processos no setor alimentício. O curso de Engenharia da Computação passou a direcionar a formação profissional para além da programação, promovendo o conhecimento profundo e amplo das novas tecnologias e sua responsabilidade na transformação de setores. E a Engenharia de Controle e Automação inseriu temáticas ligadas à digitalização e novas tecnologias aplicadas aos processos, além de conteúdos voltados para gestão. Também foram incluídas disciplinas eletivas, no formato híbrido, que o aluno poderá escolher dentre as trilhas de formação complementar.

“Nossos cursos estão totalmente alinhados às exigências do mercado atual e futuro. Aliado às questões técnicas, os alunos da FTT têm em sua formação o olhar voltado para a cidadania, sustentabilidade e desenvolvimento da sociedade. Todo esse processo faz parte da formação de um profissional com visão sistêmica, moderna, arrojada, e com olhar para o futuro”, afirma Luciana.

Ainda de acordo com a diretora, o relacionamento com as empresas, mesmo durante a pandemia foi ampliado e estreitado e, como resultado, houve um incremento no número de vagas recebidas e divulgadas aos alunos, ocasionando no crescimento no índice de alunos contratados. “Quando comparamos o primeiro semestre de 2021 com o ano passado, notamos um crescimento de, em torno de 500 vagas, e estabelecemos mais de 70 novos convênios com empresas, o que resultou em um aumento de 26% no número de alunos estagiando, em todos os cursos da FTT. São números expressivos e que demonstram claramente a transformação e oportunidades desenvolvidas”.

Sobre o vestibular

O processo seletivo volta a ser presencial, por meio de prova objetiva e redação mas com adequações para garantir a integridade dos candidatos é importante ler atentamente o edital disponível nos sites da FTT e da Vunesp.

Metade das vagas oferecidas é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. O candidato interessado nessa modalidade deve se inscrever para as vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Os critérios estão especificados no edital.

A Faculdade também oferece isenção de pagamento de taxa de inscrição para candidatos que concluíram o Ensino Médio ou Supletivo em instituição pública ou particular com concessão de bolsa de estudo integral, não cursaram curso superior, e que possuem renda familiar igual ou inferior a R$ 1.100,00 (mil e cem reais) per capita. O pedido de isenção deve ser realizado até o dia 1 de outubro de 2021, no site da Vunesp.

Vestibular da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT)
Cursos de Graduação – Bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação
Período de inscrições: de 22 de setembro de 2021 até 25 de outubro de 2021, diretamente no site da Vunesp
Taxa de inscrição Vunesp: R$ 40,00
Pedido de Isenção de taxa: até 01 de outubro de 2021, diretamente no site da Vunesp
Prova: 14 de novembro de 2021
Divulgação do Edital de Matrículas: 15 de dezembro de 2021, no site da Vunesp
Modalidade dos cursos: presencial
Edital e mais informações: http://ftt.com.br/home/processo-seletivo-graduacao/

Sobre a Faculdade de Tecnologia Termomecanica

A FTT utiliza metodologias de ensino colaborativas e inovadoras para promove uma formação profissional técnica, moderna e humanista. Mantém parcerias com empresas que auxiliam no alinhamento das práticas de mercado, por isso, investe constantemente na formação técnica, profissional e cidadã dos seus alunos e estimula a formação empreendedora ao mesmo tempo que promove ações para aumentar os indicadores de empregabilidade. Conta com corpo docente atualizado que atuam no desenvolvimento de atividades extracurriculares diversificadas, com temas relacionados a questões comportamentais e socioemocionais, tendências de mercado e novas tecnologias.

A Faculdade também promove e incentiva projetos de iniciação científica, cursos de extensão, eventos tecnológicos, empresa júnior, cursos de férias, projetos de extensão universitária, atividades culturais, e outras ações aumentam as oportunidades. Comprometida com a transformação social por meio da educação, a FTT atua de forma sistemática para a inserção e recolocação dos alunos no mercado de trabalho. O Núcleo de Apoio à Carreiras da FTT promove oficinas, atualização de currículo, pesquisa de vagas disponíveis, trilha de carreiras, acompanhamento efetivo de estágios, ações de incentivo ao empreendedorismo etc. “Como resultados dessas ações, há um percentual significativo de alunos alocados em estágios ou vagas efetivas, além de um destaque para as iniciativas de empreendedorismo. Ressaltamos que muitos dos nossos alunos e egressos estão em empresas multinacionais, sendo que muitas delas priorizam as vagas abertas para alunos da FTT”, finaliza a diretora.

Fundada em 2002, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica se mantém com foco no processo de transformação a partir da educação de qualidade, investindo cotidianamente no processo humanizado de formação de profissionais preparados, atuantes, com posicionamentos e decisões que podem auxiliar no desenvolvimento econômico e social.

A FTT oferece cursos gratuitos de graduação e pós-graduação, que também estão com vagas abertas para a próxima turma. Saiba mais em: http://ftt.com.br/processoseletivo/posgraduacao/

Metade dos alunos dos cursos de graduação da FTT vem de famílias com renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo. A instituição integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), complexo educacional instalado em quase 140 mil metros quadrados. Conta com laboratórios, salas temáticas, rede de bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo, estação agroambiental e um teatro com capacidade para 600 pessoas.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. De 1998 a 2020, destinou mais de R$ 1,3 bilhões para ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação. Em 2020 foram aplicados R$ 8,3 milhões para projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 88.327 pessoas e indiretamente, 286.377 pessoas. Além disso, mais R$ 2,6 milhões foram direcionados para ações de redução de danos causados pela pandemia, em várias frentes sociais, como o amparo a famílias, cidadãos em situação de rua e hospitais da Grande São Paulo, Baixada Santista e outros municípios do país. No mesmo ano, a FSA destinou R$ 48,1 milhões para seus programas educacionais próprios realizados no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, tema prioritário na área de educação, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios.