Brasil,

Mais de mil pessoas celebram centenário de Paulo Freire em Seminário da UFSCar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Evento reuniu representantes de todo o Brasil, da América e da Europa e ganhou segunda edição

Mais de mil pessoas, de todas as regiões do Brasil e de vários países, participaram do Seminário Internacional "Atualidade e Urgência da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire", realizado no último dia 16 de setembro. O evento integrou as comemorações, por parte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para celebrar o centenário do Patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. O Seminário foi gravado e pode ser visto no link https://bit.ly/3tZSOra.

"A repercussão no Brasil do centenário está sendo incrível", avalia o professor Luiz Roberto Gomes, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, "são diversos eventos, textos, semanas, manifestações culturais ao longo deste ano, e que marcam a importância e atualidade do pensamento de Paulo Freire".

Além do Seminário Internacional da UFSCar, que contou com representantes da Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha e Portugal, foi lançada a canção "Esperançar", que pode ser ouvida em diversas plataformas (listadas em https://bit.ly/3o4FJfc), e o clipe da música, com acesso no YouTube (https://bit.ly/3nT5WNX). "A canção tem uma relação direta com a obra de Paulo Freire, principalmente pela assimilação da palavra ‘Esperançar' em nossas vidas, que significa movimento, levantar-se, juntar-se com os outros para fazer de outro modo", explica o docente do DEd e um dos compositores da obra musical. "Também publicamos no jornal Primeira Página, de São Carlos, um conjunto de artigos de especialistas da área, para marcarmos a semana Paulo Freire", complementa.

De acordo com o professor, o Seminário foi muito exitoso, "tanto pelo envolvimento das diversas associações e grupos que nos apoiaram na organização, como pelo evento em si, pela intensa participação, com comentários, questões diversificadas e a riqueza das palestras e intervenções. Foram tantas as questões que sentimos a necessidade de realizarmos uma nova edição do seminário".

O novo evento está programado para o dia 30 de setembro, às 16 horas, com transmissão no canal do Departamento de Educação no YouTube (https://tinyurl.com/pdrwcbed). Mais informações podem ser acompanhadas pelo site do DEd, em www.ded.ufscar.br.

Além da UFSCar, outras entidades do município de São Carlos estão se organizando para celebrar o centenário de Paulo Freire. "A Câmara Municipal de São Carlos, juntamente com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire estão programando para o início da próxima semana uma homenagem à Paulo Freire. O Conselho Municipal de Educação de São Carlos também já está programando, para outubro, encontros para homenagear o Patrono da Educação Brasileira", elenca Gomes.

No cenário internacional, o reconhecimento à figura e ao legado de Paulo Freire também tem ganhado ampla repercussão. "São muitos os movimentos e os eventos. O Seminário da UFSCar foi, certamente, um destaque neste processo de conectividade com a rede de diálogo sobre o pensamento de Paulo Freire no mundo", conclui o docente da UFSCar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo