Brasil,

Quem pode ser contratado como estagiário?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A contratação é voltada para estudantes. Entenda o porquê

O cenário da empregabilidade jovem é um desafio para o Brasil. Isso porque, embora a contribuição dos mais novos para o desenvolvimento da sociedade possa ser gigantesca, ainda há uma disparidade na oferta de vagas profissionais para essa parcela. Justamente nesse contexto, o estágio serve de grande ajuda para a nação.

Situação complicada

Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no segundo trimestre de 2021, o desemprego da população ficou em 14,1%. Contudo, quando analisamos o recorte por faixa etária, vemos a realidade mais desafiadora para a juventude.

Cerca de 29,4% de quem tem entre 18 e 24 anos está sem ocupação, de acordo com o último levantamento, ou seja, a falta de oportunidades chega a dobrar para esse grupo. Sendo assim, os desafios para os millennials e a Geração Z se desenvolverem e se tornarem economicamente ativos são gigantescos.

A crise do coronavírus impactou duramente o desenvolvimento nacional. Contudo, com os planos de vacinação avançando, empresas têm retomado o otimismo e aberto suas portas para novas contratações. Nesse momento, é preciso investir na força dos estudantes.

O melhor meio para isso é com o estágio. Afinal, esse estilo de admissão não gera vínculo empregatício, isentando as contratantes dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias. Contudo, essa nem é a maior vantagem ao abrir vagas desse tipo .

Quem pode estagiar

Segundo a Lei 11.788/2008, só pode estagiar quem estiver estudando e já completou, ao menos, 16 anos. Vale quem é matriculado no nível médio, superior, técnico ou nos dois anos finais do fundamental pela Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Com isso, os estagiários, dentro dos times, contribuem com conhecimentos atualizados aplicados em sala de aula e acrescentam às companhias a inovação e até mesmo modernização de processos. Contar com essa força é essencial, principalmente por conta de sua disposição em aprender e ajudar na superação de desafios.

Esse modelo é a grande chance de ingresso de muitos brasileiros ao mercado de trabalho. A partir daí, eles podem construir trajetórias de sucesso, evoluindo, profissional e economicamente, para contribuírem tanto para o cenário educacional do país, quanto o social e financeiro.

Nossa nação tem uma grande capacidade de resiliência e o momento atual pede atenção à juventude. Portanto, fica o apelo aos empreendimentos de todos os estados: abram suas portas para os estudantes, afinal, todos os lados têm muito a ganhar com essa atitude inteligente.

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar