Brasil,

Duolingo x TOEFL: principais diferenças entre as provas de proficiência

*Fabricio Vargas

Você já ouviu falar do aplicativo Duolingo? Milhares de pessoas têm baixado este aplicativo gratuito para aprender inglês. Apesar de ele poder ser usado como um complemento durante o processo de aprendizagem do idioma, a solução traz algumas limitações.

Vamos entender o que é DET (Duolingo English Test) e o TOEFL, ver suas principais diferenças e compreender os principais pontos sobre a plataforma Duolingo.

O TOEFL é a sigla para-Test of English as a Foreign Language. Ou seja, como o próprio nome revela, é um exame de proficiência da língua inglesa para estrangeiros e atesta se uma pessoa consegue expressar-se no idioma e compreendê-lo em sua totalidade. Ou seja, o TOEFL é um teste padronizado construído com quesitos mínimos para verificar se um aluno está apto ao ensino superior em inglês. Além disso, a prova avalia sua capacidade de compreensão e aplicação da língua inglesa em um contexto acadêmico.

O exame compreende em quatro requisitos que são divididos em listening (interpretação oral); reading (interpretação de texto); writing (redação); speaking (fluência e dicção).

Já o Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas gratuita que tem popularizado o aprendizado de idiomas on-line. Mesmo sendo uma plataforma gratuita, o app conta com a versão plus paga. Com a versão plus, o usuário não tem interrupções com anúncios, além de ter outras vantagens.

De acordo com o Portal Estudar Fora, o Duolingo English Test (DET) é uma prova de inglês que oferece certificado de proficiência. Assim, em um primeiro momento, ela pode parecer semelhante ao TOEFL e ao IELTS.

Uma diferença do DET para as prova mais tradicionais (como o TOEFL) é o fato de que ela não tem seções fechadas de reading, writing, listening e speaking. Desta forma, as perguntas vão surgindo de maneira aleatória e o estudante precisa ter a capacidade de alternar rapidamente entre essas competências.

Independentemente do DET, quais são os pontos mais importantes para ter em atenção sobre o Duolingo?

No Reclame Aqui, são 148 reclamações envolvendo o Duolingo, sendo que nenhuma das reclamações foi respondida pela plataforma. Ou seja, isso acaba sendo um ponto fraco para quem compra a versão plus e acaba sem apoio no pós-venda.

Além disso, como o app é usado pelo celular, é muito tentador que o aluno se distraia com outros aplicativos, dificultando o processo de aprendizagem da língua inglesa.

Por fim, dificilmente um estudante irá adquirir a fluência do inglês com o Duolingo. Para se conquistar a fluência no inglês é necessário conhecer e praticar o idioma de diversas outras formas. E, infelizmente, o Duolingo não disponibiliza essas maneiras (fonte: Tecnoblog).

Quer começar a aprender ou a desenvolver o seu inglês de verdade? Conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.

Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados, inclusive adultos e profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países.

Sobre Fabricio Vargas

Iniciou a sua carreira na área da educação logo após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas. Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway School, foi um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo