Brasil,

4 atitudes que você pode tomar no dia a dia para ajudar crianças e adolescentes no Brasil

Apesar de parecer uma realidade distante para muitas pessoas, o Brasil ainda é um país com muitas crianças e adolescentes vivendo abaixo da linha da pobreza, em situações bastante complicadas, sem acesso à saúde, alimentação, lazer, cultura ou educação. Mais de 1,7 milhão está em situação de trabalho infantil, de acordo com dados do da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domícilios (PNAD) Contínua, de 2019.

Por outro lado, sabemos que, se cada cidadão brasileiro fizesse algo para mudar essa realidade, em alguns anos poderíamos nos encontrar em uma situação melhor. Pensando em ajudar quem deseja começar a contribuir para uma nova sociedade, o Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos para apoiar crianças e adolescentes carentes no Brasil, lista quatro atitudes que você pode tomar no seu dia a dia para contribuir com essa evolução.

1) Sempre que possível, denuncie!

Se você souber de uma criança ou adolescente em situação de negligência, trabalho infantil, maus tratos ou violência psicológica, física ou sexual entre em contato com o Disque 100. Para preservar a sua identidade, as denúncias podem ser feitas de modo anônimo e o serviço funciona durante todos os dias da semana, 24 horas por dia.

2) Não dê esmolas e não compre nada de crianças

Muitas vezes, acreditamos que ajudamos as crianças quando concedemos esmolas ou compramos algo na rua. Porém, na realidade isso prejudica ainda mais a situação. Campanhas em todo o mundo pedem para que as pessoas não deem esmolas e nem comprem nada de crianças, pois isso ajuda a perpetuar o ciclo de trabalho infantil e gera diversos efeitos negativos, como evasão escolar, exploração sexual e violência.

3) Participe da escolha dos seus governantes

Apesar da crescente desconfiança na política e baixo engajamento da população nas políticas sociais, a participação e consciência política são fundamentais para o exercício da cidadania. Estude e escolha governantes que tenham foco na educação e que demonstrem um olhar cuidadoso com o futuro da criança e do adolescente.

4) Doe!

Se for possível contribuir mensalmente, ou mesmo de vez em quando, para auxiliar o desenvolvimento de crianças e adolescentes carentes, faça o quanto antes. Escolha um projeto social ou ONG que queira acompanhar, veja o que eles estão precisando e ajude da maneira que conseguir - mesmo que seja com doação do seu tempo. Uma sugestão é o trabalho realizado pelo Instituto Devolver, com o E-Commerce Social, criado para dar transparência ao doador, por meio de uma lista de necessidades das instituições certificadas. Neste link, você escolhe o produto que deseja doar ou a instituição que quer ajudar, e o instituto se responsabiliza pela entrega e pelo envio do comprovante ao doador. O Devolver não retém nenhuma taxa e 100% da sua doação será revertida ao destinatário final.

Sobre o Instituto Devolver

Fundado em 2018, pela empreendedora social Natalie Melaré, o Instituto Devolver nasceu com a ideia do E-Commerce Social, para dar transparência ao doador e auxiliar diversos projetos sociais e ONGs espalhadas por todo o Brasil. Atualmente, o Devolver também presta consultoria para instituições e realiza o Programa Jovem Aprendiz Social, com o objetivo de desenvolver, treinar, capacitar e criar oportunidades para adolescentes em serviços de acolhimento e/ou que vivem em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, já são mais de R$ 1,2 milhão arrecadados, 13 mil crianças e adolescentes impactados, 58 instituições apoiadas e 15 empresas parceiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo