Brasil,

Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade

Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021

O Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas generosas e solidárias envolvendo as escolas de todo o País, gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade onde as escolas estão inseridas.

Pelo segundo ano consecutivo, a proposta do Prêmio é valorizar projetos desenvolvidos pelas escolas que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, que abarcam Cidadania, Diversidade, Respeito, Sustentabilidade e Solidariedade. Como missão, a mobilização da infância hoje para preparar os novos líderes do amanhã: inspiradas desde cedo, independentemente da área em que as crianças optarem por atuar, estas relevantes competências sociotransformacionais estarão presentes em forma de energia potencial, com boas chances de serem despertadas. E como fundamento, mudar os hábitos e criar novos rituais, inspirando as crianças pela atuação dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas.

Como diferença no regulamento para a edição 2021, a premiação em primeiro, segundo e terceiro lugares para os melhores projetos no geral, sem a divisão de categorias. E as escolas continuam com a possibilidade de inscrever quantos projetos desejarem, desde que sejam comprovadamente diferentes.

O Prêmio é uma realização da primeira Plataforma brasileira de Educação para a Gentileza e a Generosidade, que oferece metodologia de ensino gratuita, qualificada, prática, descomplicada e acessível à realidade das mais diversas escolas e comunidades deste extenso e diverso Brasil.

As inscrições estão abertas desde 10/09/2021 e vão até 10/12/21.

Informações: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/premioescolas2021

Educar para a gentileza e para a generosidade significa abordar permanentemente conceitos de igualdade, inclusão, respeito ao próximo, entre outras virtudes humanitárias fundamentais não só ao bom convívio como ao desenvolvimento econômico de uma sociedade. Por isso a plataforma oferece soluções sistêmicas integradas: para as escolas (26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados às competências socioemocionais propostas na nova BNCC), para as famílias (aulas práticas com vídeos, leituras e exercícios), para a sociedade (estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens) e empresas (material de desenvolvimento humano para programas de trainees e treinamentos).

Gentileza se aprende praticando e generosidade se aprende doando, e quando este processo começa na infância, como novos hábitos e rituais, é possível construir um país em que todos possam viver e conviver com menos desigualdade, intolerância e violência.

HISTÓRICO

Em sua primeira edição, o Prêmio foi um dos 50 projetos selecionados entre 2.000 candidaturas, em 93 países, para o Starling Collective, que identifica e apoia lideranças de base que trabalham para acelerar abordagens inovadoras para catalisar a generosidade, empatia, equidade e justiça, especialmente em tempos de COVID-19.

“Para o Starling Collective e GivingTuesday, apoiar um prêmio como o Dia de Doar Kids 2020 Escolas foi uma oportunidade significativa para criar conexão com escolas de todo o Brasil, proporcionando a valorização e visibilidade de iniciativas nobres associadas aos 7 princípios da Plataforma Educacional para a Bondade e Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids. Todo e qualquer gesto de generosidade, por menor que seja, faz uma grande diferença na educação de uma criança e no futuro de toda uma população”, conclui Asha Curran, CEO do Giving Tuesday.

Opinião dos jurados da edição 2020:

“O trabalho com conceitos de solidariedade, respeito ao próximo e, principalmente, noções de equidade, são importantíssimos para o ambiente escolar pois conseguem atrelar conteúdos transversais à prática voluntária. Chama a atenção, especialmente, o poder que a escola tem em sua comunidade para pautar assuntos importantes para a formação de uma sociedade mais justa. Ver toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e familiares envolvidos e engajados numa prática voluntária em prol de uma causa específica, é uma injeção de ânimo e esperança para um presente e futuro melhores”.

Dianne Cristine Rodrigues de Melo, Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social.

“Apesar de todos os desafios, o ano de 2020 foi um marco no despertar da generosidade e solidariedade. O Prêmio representou um marco para o reconhecimento das iniciativas que nasceram no ambiente escolar e que foram pensadas para impulsionar a relação da escola com a comunidade. Foi um privilégio participar da comissão de seleção e conhecer propostas que tinham como objetivo incorporar o hábito de doar para causas sociais desde a infância.”

Ana Flávia Ferreira Godoi, consultora especializada em captação de recursos e engajamento de doadores e membro do Conselho Deliberativo da ABCR.

“Conhecer as iniciativas de escolas públicas e privadas para promover a generosidade, especialmente considerando o contexto da pandemia, tornou tudo mais desafiador. A criatividade e a disposição de professores, alunos e funcionários foram muito inspiradoras. Como cidadã, mãe e profissional do terceiro setor, espero que esse prêmio cresça a cada ano e inspire muitas crianças e famílias em nosso país.

Daniela Weiers, Gerente Administrativo Financeira do Synergos Brasil e membro do Conselho Deliberativo da ABCR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo