Estudantes de São Paulo promovem ações de conscientização sobre a exploração de animais silvestres
Foco de alunos do Colégio Marista Arquidiocesano é o trabalho realizado pelo Santuário de Elefantes Brasil
Após diversas discussões sobre a importância da “prática da empatia”, os estudantes do 5º ano do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP) decidiram, por meio de votação, lançar um carinhoso olhar aos animais.
Depois de uma troca de ideias e pesquisas, ficou definido que os alunos iriam se aprofundar a respeito dos animais cativos em situação crítica (animais em cativeiro, circo e contrabandeados).
O trabalho foi orientado pela coordenadora pedagógica Lilian Gramorelli e conduzido pela professora Roberta Costa e faz parte do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Social (PIS) da turma, uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo e o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.
“Chegamos então a um imenso e encantador animal: o elefante. Com isso, nasceu o projeto: “Abrace esta tromba!”, revela Roberta de Souza Costa. A docente ainda explica que uma reportagem de televisão despertou nos alunos a curiosidade sobre os elefantes.
Com o objetivo de enriquecer o trabalho, a professora entrou em contato com o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, considerado o primeiro Santuário de elefantes na América Latina, conduzido por organizações internacionais, dirigidas por renomados especialistas nesses animais. O biólogo do Santuário, Daniel Fernando de Moura, inclusive, veio ao Arquidiocesano para um bate-papo, tirando as dúvidas das crianças sobre como vivem os animais.
“Com isso, os alunos puderam refletir a respeito da privação que os elefantes sofrem ao serem retirados de seu habitat, podendo conhecer e compreender o documento sobre Direito dos animais”, explica Roberta Costa.
Os alunos estão conversando com colegas de outras turmas sobre ações de conscientização para que, por meio da educação, todos entendam que a população não deve colaborar com a exploração e que animais silvestres não sejam mais adquiridos. Uma exposição de fotos sobre os animais do Santuário será realizada no Colégio para a comunidade escolar. Devido aos protocolos de controle e prevenção da Covid-19, a atividade não será aberta para o público externo.
“O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais”, frisa a professora.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário