Brasil,

Tecnologia na Educação e Sua Importância

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Motta
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por Vanessa Dutra Machado - Tutora Uniasselvi dos Cursos de Administração e Relações Internacionais

A tecnologia vem ao longo dos anos sendo debatida como centro da evolução em diversos campos de atuação prática, como na indústria, no comércio, na gestão financeira, e não diferentemente, hoje, na educação. É inegável reconhecer que a tecnologia expande os horizontes, tendo em vista explorar as mais diversas áreas do conhecimento, não limitando-se somente a uma visão idealista e reducionista. A tecnologia em sua temática para a educação traz a concepção de multiplicidade de funções, tornando a visão tradicional do estudo como fonte alternativa de inovação e implementação de didáticas com narrativas de explorar o inexplorado.

Embora nos tempos atuais tem muito se falado em tecnologia na educação, é sabido que este não é um tema novo, a discussão sobre as tecnologias na educação brasileira foi iniciada nos anos sessenta e fundada no tecnicismo (LEITE; SAMPAIO, 1999). No início de seu uso, a tecnologia nas escolas ou universidades era usada como ferramenta de aprimoramento e melhoria na questão dos serviços de secretaria e outros serviços burocráticos da organização, fosse ela escola, universidade, empresa. Dessa forma, a tecnologia foi ingressando na rotina organizacional da educação ocupando cada vez mais espaços onde se instalava. Logo existia o laboratório de informática onde era o espaço de aproximar o estudante com os meios tecnológicos, nesse espaço o estudante começava a traçar um novo rumo para a tecnologia na educação. Recursos tecnológicos começam a ser desenvolvidos para que habilidades em gerais começassem a surgir.

Porém, “a reviravolta na história do uso do computador na escola” ocorreu nos meandros da comunicação e da verbalização dos saberes pela imagem, “[...] com o advento da internet, quando além de pessoas comuns e veículos de comunicação de massa, alguns professores passaram a utilizar a rede como repositório digital” (SANTOS, 2013, p. 63; SANTOS, 2010). A internet abriu horizontes, possibilitando visitar os mais distantes lugares, a sala de aula se tornou um espaço de “viagem” aos territórios sem sair do lugar. O professor tem a possibilidade de voltar no tempo, utilizando os recursos tecnológicos e aliar com didática do ensino bibliográfico.

Apesar desse magnifico feito, ainda sabemos das limitações que algumas regiões do Brasil enfrentam, diante da dificuldade ao acesso às novas tecnologias e também aos recursos tecnológicos que não possuem. Políticas Públicas de incentivo a tecnologia na educação devem ser cada vez mais priorizadas pelos nossos Gestores Públicos, trazendo assim a oportunidade para todos ao acesso desta janela preciosa, chamada tecnologia na educação.

A tecnologia veio para mais do que nunca ficar, ela está consolidada, e como consequência transformou o a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, até mesmo, como exercemos a nossa cidadania, e claro na educação também, tela vem transformando a forma de ensinar e transferir saberes, afinal hoje não é mais possível conceber uma educação estática, pois a realidade está em processo de mudança acelerada e interconexão com as tecnologias da informação e comunicação e, com isso, além da própria natureza, o ser humano transforma-se (CONTE; MARTINI, 2015)

REFERÊNCIAS
CONTE, E.; MARTINI, R. M. F. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica, Educação & Realidade, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623646599. Acesso em: 20 ago. 2021.
LEITE, L. S.; SAMPAIO, M. N. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis: Vozes, 1999.
SANTOS, E. A Informática na Educação Antes e Depois da Web 2.0: relatos de uma docente-pesquisadora. In: RANGEL, M.; FREIRE, W. (Org.). Ensino-Aprendizagem e Comunicação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 107-129.
SANTOS, V. dos. Ágora Digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar