Brasil,

Aulas presenciais são importantes para sociabilização das crianças

Estudo da Fiocruz mostra que taxa de transmissibilidade da Covid-19 em crianças é baixa

O segundo semestre escolar está chegando e, com ele, novamente a preocupação da volta presencial dos alunos. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a partir de agosto, as escolas públicas e particulares poderão receber todos os estudantes, de acordo com o espaço físico e respeitando o distanciamento de um metro.

Em Jundiaí, as escolas particulares já estão preparadas para este retorno. Para Evandro Grioles, diretor pedagógico do Colégio Divino Salvador, toda estrutura e logística foram estudadas para receber 100% dos alunos a partir do próximo mês. “Todos os professores e funcionários já estão com pelo menos a primeira dose da vacina. As salas estão sendo preparadas e os horários de escalonamento de entrada e saída será mais uma alternativa para evitara aglomeração”. Ele reforça que o formato híbrido será mantido, já que alguns pais ainda optaram por manter os filhos no ensino online.

O diretor do Divino enfatiza que todo protocolo de segurança, higiene e o distanciamento necessário serão mantidos e reforçados para receber os alunos em sua totalidade. “Mas hoje a nossa principal demanda é receber os alunos e inseri-los novamente na socialização”, explica Evandro. “Muitas crianças perderam o contato com outras crianças e estiveram durante todo este período só com adultos. Vamos dar uma atenção especial a elas”.

De acordo com a Dra. Daniela Cunha, médica pediatra e intensivista, uma das preocupações é que a pandemia tem afetado os pequenos de diversas formas, como crises de ansiedade, distúrbios de sono e compulsão alimentar. “Uma parcela considerável das crianças regrediu ou estagnou no desenvolvimento. Isso está associado às mudanças bruscas que elas tiveram nos últimos 17 meses, incluindo não ir à escola, não socializar com os amigos e não ter mais o contato presencial com o professor”.

A pediatra explica que um grande medo de muitos pais ao mandarem os filhos para a escola é que eles podem ser vetores de transmissão da doença para familiares mais velhos ou com comorbidades. Porém, estudos mostram que esse risco é baixo: “Já existem diversos trabalhos internacionais, e também um estudo da Fiocruz deste ano, mostrando que as crianças têm baixa taxa de transmissibilidade, diferente do que se acreditava inicialmente. Isso dá mais segurança”.

Ela ressalta que a taxa de hospitalizações de crianças e adolescentes por COVID-19 é muito baixa. Do total de internados, apenas 1,79% estão na faixa de 0 a 19 anos. “Em geral eles são assintomáticos ou tem sintomas leves”.

“A escola ensina muito mais que português, matemática ou ciências. É um ambiente de interação social, de desenvolvimento de habilidades emocionais, exercícios físicos, entre outros. O que digo aos pais é que a escola, seguindo todos os protocolos, é um lugar seguro para os filhos deles”, reforça a pediatra.

Sobre o Colégio Divino Salvador

Há mais de 65 anos o Colégio Divino Salvador ensina crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio, sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.

Com uma proposta pedagógica que visa formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais, compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente, que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor e que respeitem as diversidades humanas e culturais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo