Mauá desenvolve capítulo sobre inovações curriculares para Educação em Engenharia em livro organizado pela CNI

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

O IMT apresenta sua visão sobre um currículo moderno, flexível e abrangente, que contempla múltiplas experiências de aprendizagem

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) participou da elaboração do livro “O Futuro da Formação em Engenharia: uma articulação entre as demandas empresariais e as boas práticas nas universidades”, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio de empresas e instituições de educação superior. A Mauá foi convidada porque tem um currículo moderno e reconhecido, que servirá de referência e inspiração para outras instituições do Brasil que devem ajustar seus cursos com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Engenharia.

A rica experiência da Mauá é descrita no Capítulo 6, cujo título é: “Inovações Curriculares para a Educação em Engenharia - Contribuições do Instituto Mauá de Tecnologia, que recebeu a contribuição dos professores José Carlos de Souza Junior (reitor do Centro Universitário do IMT), Marcello Nitz (Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário do IMT), Joseph Youssif Saab Jr., Hector Alexandre Chaves Gil, Eduardo Nadaleto da Matta e Octavio Mattasoglio Neto; além dos engenheiros José Roberto Augusto de Campos e Claudio Luiz Foltran Rodrigues.

“No capítulo é apresentada a visão do IMT sobre um currículo moderno, flexível, abrangente, que contempla múltiplas experiências de aprendizagem e preocupa-se também com o desenvolvimento de competências socioemocionais. Destaca-se a forte interação da Mauá com o mercado e a sociedade em geral, o que mantém o corpo docente e discente em constante contato com os grandes desafios a serem enfrentados pela engenharia. São apresentados exemplos concretos de atividades e imagens de alguns de nossos laboratórios, que são cada vez mais pensados de forma interdisciplinar”, detalha Marcello Nitz, Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário do IMT.

O livro, composto por 12 artigos, também quer contribuir para a aproximação da indústria e da academia com foco em reorientar as mudanças nos cursos de graduação em Engenharia, em consonância com as novas DCNs em Engenharia no Brasil. Nitz reforça que a Mauá já vinha fazendo significativas transformações curriculares desde 2014, antes mesmo de serem revistas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia.

“Essas mudanças já eram fruto de estudo das melhores práticas mundiais para formação de engenheiros, adaptadas à cultura e à vocação institucional e às necessidades do País. Isso nos credenciou como instituição de referência no Brasil. É nossa responsabilidade, como educadores, difundir essas boas práticas para inspirar a transformação e melhoria do ensino de engenharia. Nossa infraestrutura pujante, nossa visão de interdisciplinaridade com a aproximação entre Design, Administração e Engenharia, a flexibilização curricular exemplificada pelos PAEs e pelos Minors, o corpo docente que combina profissionais com sólida formação acadêmica com experientes engenheiros e empreendedores, e a forte interação com a indústria são alguns dos nossos diferenciais”, completa o Pró-reitor Acadêmico.

O download do livro pode ser feito pelo site Portal da Indústria: CNI, SESI, SENAI e IEL (portaldaindustria.com.br)

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT - promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.