Brasil,

Ex-estudantes de escola pública são selecionadas para curso com alguns dos maiores cientistas do mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guy Gandelman
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Programa do Instituto Serrapilheira procura trazer qualificação e competitividade para jovens profissionais brasileiros na área científica

Natural de Salvador (BA), Amanda Campos (26) é um daqueles casos de estudante, que, depois de se formar em uma escola pública, poderia parar os estudos e simplesmente seguir no mercado de trabalho. Mas, após ingressar na UFBA no curso de biologia, passar por um mestrado em ecologia e biomonitoramento e começar recentemente um doutorado na USP, ela se tornou a primeira pós-graduada da família. Amanda também foi uma das 30 selecionadas, em meio a 360 inscritos, para o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas, que reúne alguns dos cientistas mais prestigiados do mundo.

Acontecendo online por conta da pandemia em sua primeira edição, o curso promovido pelo Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil, conta com nomes consagrados como o neurocientista israelense Oded Rechavi e a matemática norte-americana Corina Tarnita. Esta última é justamente a cientista que Amanda teve maior expectativa de conhecer.

“Sou admiradora do trabalho dela e queria ouvir o que ela vai falar sobre a teoria de jogos. Outro pesquisador sensacional é o Jordi Bascompte, da Universidade de Zurique, que estuda as teorias de redes ecológicas. Como eu conheço o trabalho dele, consegui fazer perguntas bem específicas que eu não teria a oportunidade de realizar em outro local”, explica Amanda.

Em paralelo ao seu doutorado, em que pesquisa questões evolutivas dos corais marítimos associadas às mudanças climáticas, ela já prepara um projeto que está sendo desenvolvido no próprio programa do instituto. A iniciativa estuda a modelagem estatística da Covid-19, investigando a quantidade de informação perdida quando não se fazem testagens em volume adequado para o coronavírus com o objetivo de comparar os resultados alcançados a partir das diferentes quantidades de testes em diversos locais do mundo.

Amanda procura respostas para questões da biologia e ecologia ainda não encontradas pela ciência, uma forma também de representar a ciência brasileira mundo afora. Segundo a estudante, além da troca de experiências no programa estar ajudando a fomentar esse sonho, o grupo de alunos está construindo uma comunidade forte de futuros cientistas na América Latina.

Aluna da periferia de Vitória (ES)

Outra estudante oriunda de escola pública que participa do programa é Inês Comarella (22), que cresceu na periferia de Vitória, entrou na graduação em biologia na UFES e acabou de ser aprovada em um mestrado na Unicamp para estudar ecologia. Após ser selecionada também para participar do curso do instituto, a estudante teve a oportunidade de ter aulas e conversar com o cientista britânico Iain Couzin, diretor do Max Planck Institute of Animal Behavior, na Alemanha, que pesquisa a evolução do comportamento animal.

“É muito importante ter essa experiência com um cientista lá de fora de uma área em que tenho interesse e que eu não teria a oportunidade de conhecer de outra maneira por aqui. Isso ajuda a expandir as nossas perspectivas e sonhar com uma carreira no campo da pesquisa acadêmica mesmo lidando com as várias limitações que existem em fazer ciência no Brasil”, diz Inês.

De acordo com Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, embora existam cientistas brasileiros indo para o exterior em busca de melhores oportunidades, diante do cenário desfavorável para a ciência, vemos, por outro lado, alguns dos mais importantes pesquisadores internacionais em seus respectivos campos reunidos no curso para formar jovens cientistas no país.

“O objetivo do programa que oferecemos é criar uma geração de profissionais brasileiros e latino-americanos qualificada para pesquisar e trazer respostas para questões biológicas complexas. É estimulante ver como alguns jovens conseguem superar diversos desafios para construir o futuro da pesquisa científica brasileira”, destaca Aguilaniu.

Sobre o Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira é primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil. Criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade, além de fomentar uma cultura de ciência no país, a instituição atua com dois focos principais: ciência e divulgação científica. No âmbito da ciência, o Serrapilheira, além de identificar e apoiar pesquisas de excelência de jovens cientistas, promove treinamentos e eventos de integração. Quanto à divulgação científica, o instituto identifica e dá suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia. Desde sua criação, o Serrapilheira já apoiou 127 projetos de pesquisa e 53 projetos de divulgação científica, nos quais foram investidos mais de R$ 40 milhões oriundos de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar