Brasil,

Projeto ‘Santa Leitura’ inaugura mais um ponto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Estella Cruzmel
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Novo ponto de leitura será inaugurado no bairro Castanheiras, em Sabará, neste sábado (31), às 10h

O projeto voluntário ‘Santa Leitura Castanheiras’ já é uma realidade. Seguindo todos os protocolos de segurança, o espaço será inaugurado oficialmente neste sábado, 31 de julho, às 10h, na Rua Principal, nº 106, bairro Castanheiras, Sabará – MG. Na oportunidade haverá o lançamento de dois livros infantis com a presença da autora, Irislene Castelo Branco Morato, que também é Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras de Minas Gerais, contação de histórias com Vânia Bonadio e benção especial com o Padre João Zatzs, da Paróquia São Gabriel, parceiro do “Santa Leitura” desde 2012.

Coordenado por Janaina Olinda Oliveira e Camila Augusta Vieira, ao todo são seis voluntárias trabalhando às segundas e sextas no espaço. Com o início das aulas de primeira a quinta série, as voluntárias passarão a realizar os eventos do ‘Santa Leitura’ nos finais de semana, ficando aberto durante a semana para visitação das escolas. “Estamos com uma ótima expectativa, a aceitação das crianças tem sido muito grande”, destaca Estella Cruzmel, idealizadora do projeto.

Estella acrescenta que foram cinco meses de reforma, pinturas do prédio, confecção de prateleiras e seleção de livros. “Agora chegou ha hora da inauguração. O projeto traz como novidade uma mesa de quatro metros com forros brancos preparados para que as crianças possam desenhar e escrever, sendo renovada a pintura sempre que for preciso”, destaca.

Por meio de uma fusão entre as ‘Obras Sociais Paróquia São Gabriel’, ‘Pascom’ e ‘Projeto Santa Leitura’ o espaço pôde se tornar uma realidade, levando para as crianças o incentivo à leitura e despertando-as para o hábito da leitura de uma maneira lúdica. Além disso, são promovidos no espaço contação de histórias, produção de textos, pinturas, palestras e oficinas diversas.

O projeto voluntário ‘Santa Leitura’, desenvolve assistência social com crianças em situação de vulnerabilidade por sistema de apadrinhamento desde 2017. “O projeto acredita no poder do livro e há onze anos trabalha com afinco perseguindo essa meta, já colheu e colhe muitos frutos. Nosso propósito é fazer que a criança de hoje seja um adulto que pense por si mesmo”, comenta Estella.

Sobre o projeto

O projeto “Santa Leitura”, de incentivo à leitura, voluntário e sem fins lucrativos, nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella Cruzmel, possuía. A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo, novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta a idealizadora.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas carentes passaram a ter mais acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois diversas outras praças passaram a receber o projeto.

O projeto já recebeu o Prêmio ‘Todos por Um Brasil de Leitores', em 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2018 recebeu o Prêmio ‘Leitura do Bem’, realizado pela Livraria Leitura e pela TV Alterosa e foi aprovado pela Lei Rouanet.

Ações do projeto atualmente:

- Santa Leitura Infantil Castanheiras, Sabará – MG

Coordenação: Janaina Olinda e Camila Vieira

- Comunidade Sagrada Família, Conjunto Taquaril, Belo Horizonte – MG

Coordenação: Ana e Antonia Neres

Trabalhando o hábito de ler por meio do sistema de sacolas com dez livros cada.

- Praça Salvador Morici, Floresta, Belo Horizonte – MG

Coordenação: Estella Cruzmel

Doação de dez livros por dia no banco da praça.

- Associação São Vicente De Paulo, Floresta, Belo Horizonte – MG

Coordenação: Alcione Nogueira

Doação de livros nas manhãs de sábado.

- Carolina do Sul, Estados Unidos.

Coordenação: Lilia Araujo Cruz

Evento anual na praça para crianças brasileiras residentes na cidade.

- Ex-Moradores de Bento Rodrigues, Mariana – MG

Coordenação: Joelma Santos

Doação de livros para todas as idades, além de lanches, sorteios e palestras sobre a importância da leitura

- Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte – MG

Será retomado em breve.

Serviço: Inauguração Santa Leitura Castanheiras

Data: 31 de julho

Local: Rua Principal, nº 106, bairro Castanheiras, Sabará – MG

Horário: 10 horas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar