Brasil,

Aumenta interesse de crianças e adolescentes por temas sociais, aponta pesquisa da Pearson

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Sisdelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Responsáveis por crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos notaram interesse de alunos por Saúde, Equidade Racial e Mudanças Climáticas

Maior empresa de aprendizagem do mundo, a Pearson divulgou os resultados da Global Learner Survey 2021 – Parte 1, pesquisa que ouviu milhares de pessoas em diversos países para identificar suas percepções e expectativas sobre a educação. Diferente das duas últimas edições, em 2021 o estudo será realizado e publicado em vários capítulos temáticos ao longo do ano. A primeira parte ouviu estudantes universitários e pais de alunos de ensino básico em quatro países (Brasil, China, Reino Unido e Estados Unidos) sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na relação das pessoas com a aprendizagem.

No Brasil, 67% dos estudantes universitários consultados afirmaram que enxergam mais valor em sua educação hoje do que jamais antes. Eles também disseram ter desenvolvido tanto habilidades técnicas (como competências tecnológicas e digitais) quanto comportamentais (como adaptação, flexibilidade e automotivação) durante a pandemia.

No grupo de pais, 90% dos brasileiros disseram ter passado a assumir um papel mais ativo na aprendizagem de seus filhos, e 97% acreditam que essa mudança será permanente. 87% também esperam que o contexto do último ano leve a um aumento do interesse de seus filhos por temas sociais e cívicos, tais como educação, saúde, equidade racial e mudanças climáticas.

Considerando o conjunto de quatro países, 86% dos pais e 77% dos estudantes preveem que as escolas passarão a ter mais recursos tecnológicos no pós-pandemia. A grande maioria dos respondentes (81% dos pais e 76% dos estudantes) também espera que suas comunidades se tornem mais preparadas para superar desafios.

A Pearson conduziu o estudo em parceria com a Morning Consult, empresa global de inteligência de dados sediada nos Estados Unidos. Ao todo, foram ouvidos 2 mil estudantes universitários e 4 mil pais de alunos com idades entre 11 e 17 anos, por meio de entrevistas online. Os resultados são representativos da população com acesso à internet em cada país, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

“A pandemia da Covid-19 trouxe à tona grandes incertezas relacionadas ao universo do trabalho, não só pelo medo de a crise levar à perda de emprego como também pelas mudanças que vieram e ainda virão no que diz respeito a formas de trabalhar e novas habilidades que serão demandadas dos profissionais”, afirma Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson Latam. “Com isso, a valorização da educação aumenta à medida em que as pessoas enxergam nela o caminho que as levará a estarem preparadas para responder a esses desafios”.

Outras descobertas desta edição da Global Learner Survey incluem:

A aprendizagem online chegou para ficar. 90% dos pais e estudantes universitários nos quatro países acreditam que alguma forma de aprendizagem online sempre fará parte da educação daqui para frente. 46% dos pais e 64% dos estudantes enxergam o ambiente online ou híbrido como ideal para a aprendizagem, mesmo para depois que a pandemia acabar. No Brasil, 63% dos estudantes esperam que mais alunos de ensino superior frequentem aulas online ao invés de ambientes de educação tradicionais ao longo dos próximos dez anos.

Acesso à internet como direito humano. No Brasil, 97% dos pais e 95% dos estudantes acreditam que a pandemia mostrou que o acesso à internet é um direito humano básico. Além de estar acima da média dos quatro países (87% para ambos os grupos), o Brasil é o que teve mais respondentes concordando com essa afirmação. No universo global da pesquisa, 90% dos pais e 92% dos universitários disseram esperar que os governos façam mais para garantir que os alunos tenham acesso à internet e a ferramentas digitais.

A disrupção educacional pode afetar a saúde mental de uma geração. 81% dos estudantes universitários no Brasil afirmam que o impacto da pandemia na aprendizagem tem sido uma fonte significativa de estresse e ansiedade. Já os pais brasileiros, ao mesmo tempo em que se mostram preocupados com os efeitos duradouros deste momento sobre a saúde mental da atual geração de estudantes (79%), também esperam que essa geração se torne mais resiliente diante das adversidades (78%).

As pessoas acreditam em um futuro positivo no pós-pandemia. 81% dos pais e 77% dos estudantes universitários nos quatro países esperam que a educação se torne acessível para mais pessoas após a pandemia. 70% dos pais e 71% dos estudantes concordam que o atual momento ensinou as pessoas a serem mais cuidadosas e compreensivas umas com as outras. Eles afirmam que suas famílias se tornaram mais próximas (85% dos pais, 71% dos estudantes) e esperam que elas continuem próximas depois da pandemia (89% dos pais, 75% dos estudantes). No Brasil, 70% dos estudantes universitários passaram mais tempo com seus pais ao longo do último ano.

A pandemia influenciou planos de aprendizagem e carreira. 56% dos estudantes universitários nos quatro países disseram estar reconsiderando suas trajetórias de carreira como resultado da pandemia, com 45% se dizendo inspirados a considerar uma carreira na área de saúde ou ciência. 63% universitários brasileiros dizem continuar seguindo o mesmo caminho educacional que haviam planejado antes da pandemia, enquanto 72% dos pais fazem essa mesma afirmação sobre seus filhos. Ainda no Brasil, 40% dos universitários disseram ter reconsiderado ou adiado planos de estudar fora do país, enquanto 52% dos pais também tiveram que repensar sobre mandar seus filhos para aprender no exterior.

Para mais informações sobre a Global Learner Survey 2021 – Parte 1, visite o site https://plc.pearson.com/en-US/future-learning/global-learner-survey.

Sobre a Pearson

A aprendizagem é a força mais poderosa para mudar o mundo. Mais de 20 mil funcionários da Pearson levam nossos produtos e serviços a países ao redor de todo o planeta e trabalham por um mesmo propósito: ajudar todas as pessoas a atingirem seu potencial por meio do aprendizado. Fazemos isso oferecendo conteúdo digital e experiências de aprendizagem de alta qualidade, além de avaliações e certificações que ajudam as pessoas a desenvolverem suas habilidades e crescerem junto com o mundo ao seu redor. Nós somos a empresa líder em aprendizagem no mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar