Brasil,

Educador financeiro explica principais pontos da necessária e urgente reforma tributária no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

William Ribeiro, CEO do Dinheiro com Você, alerta com bom humor a importância de mudanças na cobrança de impostos e tributos no país

A possibilidade real de uma reforma tributária no Brasil vem sendo muito discutido nos últimos anos. Enquanto uma aprovação desse projeto no Congresso Nacional é aguardada, os debates continuam entre prós e contras sobre o tema.

Para explicar os principais pontos de uma maneira prática e bem humorada, o educador financeiro, William Ribeiro, CEO do Dinheiro Com Você, traz os principais motivos da necessidade de mudanças na maneira como o Governo cobra impostos da população e de investidores.

Números mostram urgência por mudanças

Você sabia que o Brasil é um dos países no mundo que mais cobra impostos? No ranking global, estamos nivelados a nações como Suriname, Zâmbia, Sudão e até mesmo Venezuela, com uma porcentagem de taxação de 34% sobre empresas, o que totaliza mais de R$ 45 bilhões arrecadados pelo Governo Federal.

William analisa os danos dessas circunstâncias: “Com esse valor, acabamos sofrendo efeitos negativos nos empregos da população, na renda das famílias e até mesmo no PIB do país. Isso tudo porque o mercado internacional não se anima com as condições apresentadas por aqui, migrando seus investimentos para outros territórios mais rentáveis”.

Além disso, a cobrança de impostos e tributos no Brasil também representa uma fatia gorda nas finanças da população. Hoje, 7,5% de contribuição é cobrada sobre salários a partir de R$ 1.904,00, em um país onde a conta de luz, por exemplo, conta com 48% de tarifas em seu valor total.

O cenário fica ainda mais alarmante ao compararmos alguns produtos essenciais para sobrevivência, com outras nações. Em nosso país, 36% de taxas são cobradas sobre remédios, enquanto na França esse valor fica em 2,1%, e em outros países como nos EUA, Inglaterra e México há isenção de impostos para medicamentos.

Consequências de medidas mais flexíveis

Com a reforma tributária, teríamos menos problemas para os investidores, criando um ambiente favorável para empresas estrangeiras apostarem no país. Isso resultaria em um mercado mais competitivo, produtos com mais qualidade, preços menores, além de mais empregos.

“Muita burocracia e impostos elevados, favorecem poucas e grandes empresas. Com margens mais altas, as mercadorias ficam mais caras, gerando uma dominância em determinado setor da indústria, os chamados oligopólios.”, pondera William.

Segundo ele, o Brasil poderia ser mais próspero com medidas mais flexíveis: “Se a situação fosse favorável, empresas viriam ao Brasil após a pandemia, mas na verdade a realidade é outra. Negócios estão fechando por aqui, e a instabilidade econômica e política aumentam o risco para investidores internacionais. Há mudança no câmbio, aumento na inflação e prejuízo no bolso dos consumidores”, conclui.

Vídeo sobre o assunto já pode ser conferido no “Dinheiro Com Você”

William Ribeiro preparou um vídeo completo sobre esse tema, que está disponível em seu canal no Youtube. Para assistir basta acessar o link: https://youtu.be/TyuUjZalPLg

Sobre William Ribeiro

William Ribeiro é CEO do Dinheiro Com Você, empresa de consultoria, treinamento e Educação Financeira, focada em finanças pessoais e investimentos, além de uma produtora de conteúdo multiplataforma da qual faz parte um dos maiores e mais importantes canais de educação financeira do país: www.youtube.com/dinheirocomvoce.

Possui título de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é graduado em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Sua experiência de mais de 20 anos no empreendedorismo lhe trouxe a independência financeira e o consequente maior propósito da sua vida: levar seu conhecimento adiante, ajudando milhares de pessoas a terem uma vida financeira mais próspera.

Além de especialista no mercado financeiro, William também é autor e prepara o lançamento de seu primeiro livro (pela Alta Books) sobre o tema, uma publicação alinhada com o propósito de todo o seu trabalho que é desmistificar os investimentos no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar