Brasil,

Pesquisa '3 coisas que quero melhorar no mundo' destaca a educação como maior preocupação das crianças e jovens brasileiros

Pelo 2º ano consecutivo, a Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (diadedoarkids.org.br) realizou a pesquisa “3 coisas que quero melhorar no mundo”, para ouvir o que pensam as crianças e os jovens brasileiros sobre problemas e perspectivas da nossa sociedade. O estudo foi feito com 500 crianças e adolescentes de 4 a 21 anos, autorizados por seus responsáveis, e a a coleta das respostas aconteceu de abril a junho de 2021.

Comparada à edição 2020 da pesquisa, percebe-se uma valorização de atitudes humanitárias, possivelmente potencializada pela pandemia: ganham espaço a empatia, o amor ao próximo, a solidariedade, o respeito e a tolerância. Dentre as questões emergenciais, destaque para saúde e coronavírus, que está associado ao aumento do desemprego e afeta toda a economia. Nas questões permanentes, desigualdade (gênero, raça crenças), racismo e preconceito, além de preservação da natureza e redução da poluição. Já a desigualdade socioeconômica surge como uma questão estrutural, associada diretamente à educação, a resposta mais citada na pesquisa.

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade, “quando crianças e jovens indicam ‘Melhorar a Educação e o Direito de Estudar’ em primeiro lugar, em todas as regiões, isso significa que há uma consciência coletiva da vulnerabilidade generalizada da Educação, que passa a ser uma questão estrutural para inúmeros outros desafios que o país enfrenta, como a desigualdade, a pobreza e a fome. Você pode até tentar resolver pontualmente estes grandes problemas, mas sem uma transformação estrutural sistêmica, a começar pela formação e informação destas novas gerações, dificilmente a expectativa de ‘mundo melhor’ acontecerá”.

Para mais informações sobre a pesquisa realizada, basta clicar no link https://www.diadedoarkids.org.br/3-coisas-para-melhorar2021

SOBRE A EDUCAÇÃO PARA GENTILEZA E GENEROSIDADE

Primeira plataforma brasileira de educação para gentileza e generosidade com metodologia de ensino gratuita para as escolas (planos de aula adequados às competências socioemocionais propostas na nova BNCC), para as famílias (aulas práticas com vídeos, leituras e exercícios), para a sociedade (estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens) e empresas (material de desenvolvimento humano para programas de trainees e treinamentos). Acredita que gentileza se aprende praticando e generosidade se aprende doando, e quando tudo isso começa desde cedo, com princípios inspiradores, o mundo das relações pode ser bem mais colaborativo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo