Brasil,

Dia Internacional da Amizade: Escolas estaduais realizam ações de acolhimento e apoio mesmo durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Motivação, doação e combate ao bullying fazem parte dos trabalhos desenvolvidos

Comemorado em 20 de julho o Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade é uma data para celebrarmos os laços e lembrar que juntos conseguimos superar os mais difíceis desafios. Para as escolas da rede estadual de São Paulo um dos desafios durante a pandemia do coronavírus (Covid-19) foi justamente manter os vínculos com os estudantes e comunidade. Confira algumas ações de acolhimento e solidariedade desenvolvidas:

Doação de cobertores

Na Escola Estadual Alvino Bittencourt, localizada na zona leste da capital, a equipe gestora organizou uma arrecadação de cobertores para serem distribuídos entre as famílias em vulnerabilidade dos alunos da unidade e demais membros da comunidade local.

“Os problemas sócios econômicos se agravaram neste momento pandêmico e só podem ser resolvidos com o auxílio de trabalhos de solidariedade e amizade, para juntos podermos fazer a diferença proporcionando mudanças para minimizar esses efeitos negativos”, disse a diretora da unidade Simone Lopes Guidorizzi.

Alunos acolhedores

Em Castilho, os alunos da Escola Estadual Dario Giometti Essor prepararam depoimentos e mensagem de acolhimento com fotos para receber os alunos no retorno às aulas presenciais. “Regressar às aulas é retomar o conhecimento, o convivo com colegas, a alegria de evoluir”, diz o cartaz produzindo pela aluna Fernanda Barbosa.

As frases também foram direcionadas aos educadores equipe escolar. “Professores, continuem firmes na missão de transmitir conhecimento. Vocês são especiais”, escreveu a aluna Cassiane Vitória da Silva.

Combate ao bullying

Outra ação que estreita os laços de amizade acontece na Escola Estadual Educador Pedro Cia, em Santo André. Lá o projeto Sentinela tem o objetivo identificar e inserir em um contexto de sala de aula, escola e sociedade, estudantes que vítimas de bullying e cyberbullying. Através de aulas dialogadas, dinâmicas e jogos todos os alunos da unidade são sensibilizados sobre o tema.

Depois, por meio de sorteio, será escolhido uma Sentinela para cada estudante da turma. A Sentinela terá o papel de conhecer, cuidar, incentivar, amparar, motivar e interagir com o estudante sorteado. A criatividade está liberada, ou seja, o envio de “cartinhas”, mensagens, presentes e mimos por meio das sentinelas é o ponto forte do projeto. O grande objetivo dos “mimos” é fazer o outro (estudante) se sentir: amado, acolhido, visível.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar