Brasil,

Prêmio de Educação Empreendedora: escola capixaba aposta em cooperativa mirim

Ao apostar na criação em projeto de produção e venda de doces, a instituição Cooperativa Educacional de Linhares, no Espírito Santo, é case de sucesso

Uma pesquisa de mercado e imersão no Rio Grande do Sul foram os passos iniciais para o reconhecimento, regional e nacional, da escola Cooperativa Educacional de Linhares, no Espírito Santo. Ao valorizar o empreendedorismo e trabalhar essa pauta no dia a dia, a instituição tornou-se referência, sendo a vencedora da categoria Ensino Fundamental, da 1ª edição do Prêmio Sebrae de Educação.

“Criamos a cooperativa mirim de doces Coopemcel com o intuito de comercializar pipoca e palha italiana”, conta o biólogo e professor Vinícius Ferreira Santi, de 32 anos, orientador do grupo. “Antes da pandemia, os estudantes produziam doces na escola e vendiam nas festas juninas e nos recreios, além de atuarem no segmento de projetos sociais. Nesse processo, promovemos viagens e encontros semanais para conversar e tratar sobre as demandas”, indica.

Segundo ele, ainda que a escola já fosse corporativista antes da criação do projeto, os estudantes não sabiam direito como funcionava esse tipo de organização na prática. “Em 2018, eu, outros professores e a equipe gestora da instituição viajamos para o RS para conhecer um modelo de projeto corporativista com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Após passarmos uma semana lá, voltamos com várias ideias”, lembra Vinícius Ferreira.

Conquista

Ao ficar sabendo da 1ª edição do Prêmio Sebrae de Educação, que ocorreu em 2019, a equipe da escola de Linhares observou que o edital da iniciativa contemplava as ações desenvolvidas na instituição. “A premiação deu mais visibilidade para a nossa escola e um peso para o projeto. Na época, saímos até nos jornais. Como a escola é pequena, tudo o que a gente conquista é compartilhado com muita intensidade. Os nossos alunos ficaram muito animados com o prêmio”, conta o professor. Realizada em 2019, a 1ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora recebeu 1.269 inscrições.

O processo de montagem da Coopemcel, em 2018, contou com seleção de alunos e a apresentação da proposta para eles. Inicialmente, a cooperativa tinha 20 estudantes envolvidos. Hoje, possui o total de 70 cooperados, que participam das ações, além de 15 pessoas que representam o grupo. Nesta fase de isolamento social, as reuniões do grupo são feitas de forma remota. Por enquanto, os alunos estão produzindo aromatizantes de ambientes.

“É muito gratificante saber que estamos no caminho certo, conseguindo fazer o trabalho da melhor forma possível. Ao trabalhar no dia a dia em sala de aula, vejo que o projeto proporciona aos estudantes mais autonomia, disciplina, criatividade, empatia e aprendizado para trabalhar em grupo. Temos ainda cases de sucesso dos nossos jovens que, após saírem da escola, conseguiram abrir o próprio negócio. Acompanhamos inclusive os trabalhos deles pelas redes sociais”, complementa Vinícius.

Inscrições abertas

Com o objetivo de desenvolver a educação empreendedora no ambiente escolar, o Sebrae lança a 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. As inscrições estarão abertas entre os dias 12 de julho e 10 de setembro de 2021 no site prêmio. A premiação visa estimular e identificar as iniciativas de professores dos ensinos fundamental, médio, superior e técnico neste campo de todo o país, disseminando as boas práticas.

A edição do prêmio engloba etapas seletivas estaduais, regionais e nacional, incluindo quatro categorias, de ensinos fundamental, médio, profissional e superior. Ao colaborarem com o ecossistema educacional, os melhores projetos selecionados serão difundidos pelo Sebrae para todas as regiões do Brasil. A estimativa é que a divulgação da premiação nacional ocorra em fevereiro de 2022.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo