Brasil,

Com crescente demanda de distribuição em todo país, Chromebooks são avaliados positivamente por professores e profissionais da rede de ensino

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Berlitz
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Chromebooks - divulgação - Golden Distribuidora Chromebooks - divulgação - Golden Distribuidora

Docentes compartilham experiências do ensino online e apontam avanços quanto à assimilação do conteúdo, segurança de dados e acessibilidade

Segundo o Censo Escolar 2020, o Brasil conta hoje com 26,7 milhões de alunos no ensino fundamental e outros 7,5 milhões no Ensino Médio.

A indefinição quanto ao retorno efetivo das aulas presenciais devido à continuidade da pandemia da Covid-19 impõe inúmeros desafios às instituições de ensino e, por consequência, aos professores, especialmente nesta etapa do aprendizado.

Nos últimos 15 meses, a busca por equipamentos que ofereçam praticidade, segurança e recursos adequados para um melhor aproveitamento no modelo híbrido de ensino tem sido incessante.

Neste sentido, a experiência de diversos professores com os Chromebooks tem consolidado a liderança do equipamento no mercado.

Distribuídos nacionalmente em crescente demanda, os computadores gerenciados pelo Chrome Education Upgrade (CEU) custam menos que os laptops convencionais e reúnem uma série de recursos que, segundo não só os docentes, como também profissionais da área de TI, têm colaborado com a redução dos impactos que o isolamento social tem causado à educação.

Eficiência e produtividade

Para Alexandre de Souza, responsável pela área de TI do Colégio Arco Íris/Evolução, de Embu Guaçu (SP) por se tratar de um dispositivo criado especificamente para fins de ensino, o equipamento tem características únicas. “Os aspectos funcionais permitem uma experiência bastante proveitosa”, diz, citando como exemplo a bateria de longa duração, de até 12 horas, que evita transtornos em atividades que exigem mais tempo e concentração dos alunos.

Outro aspecto bastante ressaltado é a facilidade na configuração do dispositivo, como ele próprio ressalta: “Basta que o aluno faça o login de sua conta Google para que todos os arquivos e preferências migrem automaticamente para sua área de trabalho, o que agiliza bastante a dinâmica das aulas online, desde a inicialização do sistema”.

A acessibilidade ampliada, que disponibiliza todo o material didático em apenas alguns cliques, armazenamento na nuvem e conexão instantânea com outros dispositivos, são outros fatores que contribuem para o envolvimento dos alunos, uma vez que o conteúdo está mais próximo da realidade em que vivem atualmente, fora do ambiente escolar.

No Colégio Puríssimo Coração de Maria, em Rio Claro, interior de São Paulo, os Chromebooks estão em uso desde a retomada das aulas híbridas, em janeiro deste ano. Conforme relata o Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental da instituição, Thiago Carlos Bertolin, atualmente todos os professores do Colégio utilizam diariamente os dispositivos, variando sua frequência de acordo com o segmento.

“Na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, as equipes docentes utilizam apenas Chromebooks e os alunos que participam das aulas presenciais utilizam dispositivos próprios, como tablets ou smartphones, reforçando a conectividade. Já no Ensino Médio e Pré- Vestibular os Chromebooks são usados para transmissão das aulas híbridas”, comenta.

Com um bom planejamento das aulas, a exploração destes recursos – e de outros, off-line, como acesso a planilhas, documentos e slides - deve estimular o engajamento e, consequentemente, jornadas mais ativas e participativas, inclusive com o uso compartilhado dos Chromebooks.

Segurança redobrada

Com mais de 200 políticas de segurança compatíveis, os Chromebooks oferecem um sistema de proteção de dados individualizados por abas e também contra sites e usuários mal-intencionados.

Na visão de Huemerson Maceti, também do Colégio Puríssimo Coração de Maria, onde atua como Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, a segurança dos dados processados pelo equipamento é fundamental para que a instituição siga buscando o aperfeiçoamento das atividades, por meio de formações, pesquisas e interações de equipes.

“Esperamos que os novos dispositivos, somados às novas possibilidades de uso junto aos alunos, proporcionem contribuições rápidas e eficazes para a manutenção da qualidade das aulas”, afirma Maceti.

Distribuição nacional

Após 30 anos de atuação no mercado de hardware, a Golden Distribuidora lidera atualmente o mercado nacional de distribuição combinada com o Chrome Education Upgrade – CEU para escolas e universidades privadas. Para isso, criou em 2020 uma unidade de negócios educacionais exclusivamente para atender esta crescente demanda, tanto para o setor público como privado.

Para o vice-presidente TI da companhia, Fábio Gaia, a educação brasileira já está em uma nova fase. “É crescente a demanda das escolas, instituições e redes de ensino pelos Chromebooks. A pandemia da Covid-19 acelerou as mudanças e integrou definitivamente o online na rotina diária do estudante”, afirma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar