MEC lança edital que selecionará propostas de IES voltadas para a formação inicial e continuada de professores
O Programa Institucional de Fomento e Indução na Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares visa promover a oferta de cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou o Programa Institucional de Fomento e Indução na Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares. Trata-se de uma ação que visa promover a oferta de cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras, que atendem às necessidades e à organização da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores escolares que atuam nessa etapa de ensino.
O MEC divulgou, na última segunda-feira (21), o edital nº 35, que tem por objetivo selecionar propostas de Instituições de Ensino Superior (IES), voltadas para a formação inicial de professores, visando à oferta de até 5.280 vagas em cursos de Pedagogia e Licenciaturas, distribuídas em até 33 IES no país. A seleção das propostas passará por três etapas, sendo:
1ª etapa: análise técnica realizada pela equipe do Programa, na qual será verificado se a IES atende aos requisitos de participação no edital, se os documentos obrigatórios foram devidamente enviados, e se a proposta atende a todas as exigências formais e documentais;
2ª etapa: análise de mérito realizada pela comissão estabelecida pela SEB, que avaliará o projeto pedagógico; e
3ª etapa: classificação geral das propostas por região, conforme o resultado da avaliação da comissão do Programa.
O resultado será divulgado no endereço eletrônico do MEC, no dia 06 de outubro deste ano e o início das atividades acadêmicas está previsto para o primeiro semestre de 2022. Confira o cronograma do Programa na íntegra:
Lançamento do Edital
22/06/2021
Organização das IES em redes e instituição do coordenador do Comitê de Articulação da Formação Inicial Docente
de 22/06/2021 até 21/07/2021
Submissão de propostas
de 22/07/2021 até 23/08/2021
Análise Técnica
de 24/08/2021 até 06/09/2021
Análise de Mérito
de 07/09/2021 até 20/09/2021
Divulgação do resultado preliminar
23/09/2021
Prazo recursal
de 23/09/2021 até 29/09/2021
Resultado final
06/10/2021
Matrícula na IES e cadastramento das turmas
1º semestre de 2022, de acordo com o calendário da IES
Início das atividades acadêmicas
1º semestre de 2022, de acordo com o calendário da IES
Confira o edital: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-35-de-21-de-junho-de-2021-327345162
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário