Cursos técnicos na área de saúde são os mais disputados no Vestibulinho das Etecs

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Na Escola Técnica de Suzano, 1.071 candidatos disputam as 40 vagas de Enfermagem; cursos na área de saúde estão entre os mais concorridos

Os cursos técnicos da área de saúde estão entre os mais concorridos no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2021. Enfermagem, por exemplo, lidera em oito unidades do Centro Paula Souza (CPS) em diferentes regiões do Estado. Na Etec de Suzano, localizada na Região do Alto Tietê, 1.071 inscritos vão disputar as 40 vagas, representando 26,78 candidatos por vaga.

O mesmo curso teve altos índices de candidatos por vagas também nas Etecs Rubens de Faria e Souza (15,83); Coronel Fernando Febeliano da Costa (12,28); Doutora Ruth Cardoso (12,10); Doutor Renato Cordeiro (11,50), Philadelpho Gouvêa Netto (10,43); Professor José Sant’Ana de Castro (10,38) e Adolpho Berezin (10,23).

Outro destaque da área de saúde neste processo seletivo é o curso técnico de Farmácia da Etec de Cidade Tiradentes, que alcançou a maior demanda com 11,93 candidatos por vaga.

Para o coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades Araújo, o processo seletivo para o próximo semestre aponta duas tendências: a consolidação da procura pela formação técnica na área de saúde e o aumento do interesse pelos cursos online. “Enfermagem e Farmácia que sempre registram uma demanda alta mantêm o interesse dos candidatos nesse período de pandemia.” Sobre a evolução da modalidade online, as inscrições passaram de 15.510 no processo seletivo do segundo semestre de 2020 para 17.111 inscritos no Vestibulinho do mesmo período deste ano.

O estudante da Etec de Suzano, Leonardo Ribeiro, um dos ingressantes no curso técnico de Enfermagem em fevereiro do ano passado, agora comemora a retomada gradual das aulas práticas presenciais e a possibilidade de estagiar. “Com as atividades práticas do estágio, tenho ainda mais convicção sobre a minha escolha pela carreira de técnico em Enfermagem.”

Leonardo decidiu pela área depois de ter sido voluntário no projeto Os Super Carequinhas, que se dedica ao tratamento de crianças com câncer. “Sempre gostei de trabalhos sociais em comunidades e aldeias indígenas e com a pandemia do coronavírus, o técnico de Enfermagem ampliou ainda mais sua atuação e protagonismo”, completa.

Administração em alta

O curso técnico de Administração também é bastante concorrido no processo seletivo. Na Etec de Guarulhos, 476 inscritos vão disputar as 40 vagas oferecidas, o que representa 11,90 c/v. A mesma habilitação ganha destaque na modalidade online, com 9,42 candidatos por vaga. O ranking com os maiores índices de candidatos por vaga dos cursos presenciais e online pode ser conferido pelo site.

No total, 123.914 candidatos vão disputar uma das vagas oferecidas para o Ensino Técnico e Especialização Técnica.

A demanda completa por curso e unidade está disponível no site vestibulinhoetec.com.br.

A lista de classificação geral e de convocação para envio dos documentos de matrícula estará disponível apenas no site oficial do Vestibulinho no dia 28 de junho.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos..