Brasil,

Professor da Rede Federal é homenageado como egresso destaque

Rodney Albuquerque foi laureado pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

O professor da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Rodney Albuquerque, foi laureado pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) como egresso em destaque. A homenagem foi publicada na última edição da Revista Informática na Educação: Teoria & Prática, que celebra os 25 anos do periódico.

Rodney conta que iniciou sua trajetória no ensino público em 2007, ano em que foi aprovado no Doutorado Interinstitucional (DINTER/Capes), uma cooperação entre o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Albuquerque reforça a importância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o desenvolvimento de novas ações no ensino público e conta sua experiência com o doutorado interinstitucional: "Para mim foi muito importante poder me qualificar com um programa da Capes, porque eu jamais proporia um curso de games se eu não tivesse ido para o Sul. Eu fui aprender coisas novas e isso se materializou num processo pedagógico de um curso de videogame. Se a Capes não pudesse financiar essa formação, nós jamais teríamos a possibilidade de transformação".

O doutorado interinstitucional permite a troca de experiências e conhecimento entre duas ou mais instituições públicas federais. Como afirma o professor Rodney, o seu doutorado possibilitou "uma troca para a UFRGS com as nossas habilidades aqui do IFRJ e do IFF, assim como nós também trouxemos as experiências de como os gaúchos pensam a educação".

Após finalizar o doutorado, Rodney foi convidado para assumir a diretoria do IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin. Foi aí que o professor propôs a criação da primeira faculdade pública federal de videogames do Brasil. "Eu tive a felicidade de implantar no IFRJ o primeiro curso superior da Rede Federal de games no país. Isso projetou muito o Campus e toda a equipe", afirma Rodney. O feito proporcionou que os estudantes da instituição pudessem expor seus trabalhos no Rock in Rio e no Consulado da França.

Rodney conta que nesse período foi convidado pelo Departamento de Estado Norte-Americano, por meio do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro, a realizar um programa de inclusão social nos Estados Unidos. O professor realizou o intercâmbio profissional "Internacional Visitor Leadserhip Program (IVLP)" e concluiu o programa de Líderes para o Futuro pela LH Martin Institute da Austrália, financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Sesu) do MEC.

De volta ao Brasil, Rodney foi convidado a assumir a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ. "Assumi a Pró-Reitoria de Pesquisa, criamos várias políticas incríveis e ampliamos os cursos de pós-graduação latu sensu. Foi um sucesso muito grande essa trajetória", conta o professor.

Atualmente, Albuquerque é Diretor-Geral do IFRJ Campus São João de Meriti e ocupa a cadeira 10 da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti. O professor afirma que sua próxima meta é criar uma incubadora de empresas na instituição. "Com o desemprego e toda essa situação de pandemia que afeta o Brasil, não dá para ficar de costas. As universidades e institutos federais não podem ficar de costas. A incubadora de empresas pode trazer um pouco de alento para que jovens possam montar suas startups", afirma Rodney.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo