Brasil,

Com o tema Todos Podemos Ser Heróis, estudantes de Medicina se engajam em campanha de doação de sangue

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  emilly moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Universitários se envolvem em campanha para estimular maior envolvimento da população na doação de sangue

Com o tema #TodosPodemosSerHeróis, os alunos da Faculdade de Medicina da São Judas, que integra o Ecossistema Ânima de Educação, estão engajados no estímulo à doação de sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2019, 16 a cada mil habitantes doam sangue no Brasil, percentual que corresponde a 1,6% da população brasileira – dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica como desejável que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.

Os futuros médicos estão divulgando nas redes sociais das ligas da faculdade a necessidade de reposição dos estoques no Hospital Municipal de Cubatão e estimulando todos a colaborar. “A pandemia só agravou a situação dos bancos de sangue, porque as pessoas ficam com receio de doar. É um ato que sempre foi seguro para quem doa e para quem recebe e continua sendo assim”, destaca a aluna Luciana Schmidt Gomes Lopes, do 5º semestre de Medicina da São Judas de Cubatão.

Os interessados em colaborar devem procurar o Hospital de Cubatão, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, e aos sábados das 8 às 11 horas. O telefone é o (13) 3388-4887.

Insubstituível - Sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana. Além do mais, é um ato 100% voluntário. Sem doadores não há bancos de sangue. Cada doação pode beneficiar até 4 pessoas.

Os pré-requisitos para doar são: ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar alimentado; não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

Há alguns impedimentos temporários para a doação, como gripe, resfriado e febre; infecção pelo novo coronavírus (aguardar 30 dias após a completa recuperação); gravidez, pós-parto e amamentação até 12 meses após o parto; ingestão de bebida alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo); exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; algumas vacinas e tratamento dentário cirúrgico.

Homens podem fazer no máximo quatro doações no período de um ano e mulheres, três doações no mesmo período.

Sobre a São Judas

A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar