Brasil,

Protocolo de Biossegurança lançado pelo MEC traz orientações para o retorno às aulas presenciais

O documento consolida diretrizes coletivas e individuais para que a comunidade acadêmica possa retornar às atividades presenciais com segurança.

O Ministério da Educação (MEC) lançou, em julho de 2020, o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino, um documento que consolida orientações coletivas e individuais para que estudantes, servidores e colaboradores possam retomar suas atividades presenciais com segurança, respeito à vida e às comunidades.

O Protocolo foi elaborado no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES) da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, biólogos, sanitaristas e biomédicos. O documento, que lista recomendações para a minimização dos riscos inerentes às atividades de ensino e ao meio ambiente, segue as orientações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Divido em 10 categorias, o Protocolo apresenta introdução; justificativa; uma breve explicação sobre o conceito de comunidade escolar; medidas de proteção e prevenção contra a Covid-19, subdivididas em medidas coletivas e medidas individuais; recomendações para a retomada das atividades com segurança, divididas em categorias (áreas comuns, salas de aula e auditórios, laboratórios e cenários de prática); critérios para a retomada de atividades presenciais; monitoramento após o retorno; situações de risco; a importância da elaboração de peças de comunicação institucional; e sugestões para a adoção de estratégias digitais.

Como principais medidas coletivas de proteção, o Protocolo lista: organizar as equipes para trabalhar de forma escalonada, manter portas e janelas abertas para ventilar o ambiente, garantir a comunicação visual de proteção e prevenção de risco à Covid-19, e organizar a rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual. Outras medidas e recomendações podem ser conferidas no documento que está disponível gratuitamente a todos os cidadãos.

Confira o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo