Brasil,

Como escolas de alto padrão estão se preparando para o retorno de 100% dos alunos às aulas presenciais

Flexibilização das medidas restritivas pelos governos reflete em intensificação de protocolos de segurança sanitária por parte das escolas e busca por tecnologias que mantenham os alunos e colaboradores seguros

Enquanto algumas regiões do Brasil avançam no processo de volta às aulas presenciais, outras preveem o retorno de 100% dos alunos às dependências escolares apenas para o segundo semestre. Mas após o longo período vivido em aulas remotas e um sistema híbrido de ensino, os colégios estão tendo que ir muito além da máscara e do álcool gel para esta nova volta às aulas.

No Instituto Gay Lussac, de Niterói (RJ), por exemplo, uma das soluções foi a implementação da tecnologia que avisa quando o pai chega para buscar o filho, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento físico necessário. “O módulo Chegando organiza e viabiliza de modo orientado a saída dos alunos. Tem sido uma excelente ferramenta e nos ajudou muito. Pretendemos expandir cada vez mais o uso”, conta Luiza Sassi, diretora geral do colégio que atende cerca de 1500 alunos e hoje conta com 85% deles no modelo presencial.

O módulo Chegando, por enquanto, é utilizado pela instituição fluminense da Rede Cognita apenas para o segmento do Ensino Fundamental II, daí o projeto de ampliação do uso para outras turmas. A tecnologia é oferecida pelo aplicativo de comunicação escolar IsCool App, que há um ano potencializou suas operações para trazer ao mercado outras funcionalidades importantes no enfrentamento da pandemia pelas escolas.

Entre os módulos desenvolvidos do zero e outros apenas renovados estão o formulário de monitoramento médico dos alunos, o módulo de assinatura eletrônica de documentos, a área de lição de casa e o canal de atendimento segmentado, que coloca as famílias em contato direto com setores específicos do colégio.

“A comunicação escolar digital passou a ter papel essencial neste processo pandêmico. Daí, em contato direto com os colégios e suas dores, passamos a pensar a comunicação de maneira integrada, em forma de novos módulos e tecnologias agregadas”, explica Tálita Barão, gerente de produto e relacionamento do IsCool App, que viu o módulo Chegando ser aderido por muitos dos clientes, sendo oferecido hoje cerca de 10 mil alunos em todo o Brasil.

Intensificação da comunicação

O colégio Aubrick, de São Paulo (SP), investiu em várias frentes e se diz preparado para receber 100% dos seus alunos novamente. Além do novo manual com normas e rotinas sanitárias, a instituição que atende cerca de 500 alunos na zona sul da capital paulista conta com equipe de saúde, técnicas em enfermagem e um médico, mas decidiu também intensificar a comunicação digital pelo aplicativo como parte do plano de enfrentamento à pandemia.

“Nossa comunicação é viva, permanente e o app de comunicação escolar também atende a essa cultura em que estabelecemos comunicação com toda a comunidade. Nessa fase precisamos muito fazer contato aos finais de semana, por exemplo. Os pais, pelo celular, seja onde for, estão em contato conosco”, diz Fátima Lopes, diretora do colégio que no momento atende 35% dos alunos de modo presencial e utiliza o IsCool App principalmente nos módulos comunicado, enquetes, serviços úteis, feed de notícias, agenda e lição de casa.

Retorno mais que esperado

Apesar da boa avaliação, de modo geral, na implementação do ensino à distância e mesmo no formato híbrido, escolas se dizem ansiosas pela volta de 100% dos alunos no espaço físico, pelo menos no que diz respeito ao ensino básico.

“Nossos alunos estão carentes de convívio, da rotina, dos vínculos e experiências que só são possíveis dentro de uma instituição de ensino”, afirma Fátima Souza sobre a importância da retomada das aulas no aprendizado dos alunos.

Luiza Sassi compartilha da mesma opinião. “Educação básica não pode ser online. Esse foi um grande aprendizado na pandemia. Isso não significa que não podemos utilizar recursos tecnológicos, mas as relações interpessoais, o encontro e a vida escolar são importantíssimos na formação humana e no processo de aprendizagem dos alunos que se dá na relação”.

Sobre o IsCool App

Com quatro anos de atuação, o IsCool App está entre os principais aplicativos de comunicação escolar do mercado, presente em cerca de 300 escolas espalhadas pelo território nacional. Durante a pandemia do novo coronavírus, ganhou ainda mais força ao lançar módulos inovadores e agora se estabelece como importante parceiro dos colégios no processo de volta às aulas presenciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo