Brasil,

Aprendizagem 4.0 ajuda jovens a conquistar vagas no mercado de trabalho

Com restrições impostas pela pandemia, formato digital de aprendizagem agiliza formação para o mundo do trabalho com ferramentas inovadoras

Como preparar o adolescente e o jovem para o mercado de trabalho frente aos novos modelos da economia? É o que empresas, instituições e poder público vêm se questionando. Uma das principais soluções tem despontado no país: a Aprendizagem 4.0.

O conceito de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, envolve o uso de tecnologias inovadoras na produção, como robótica, computação em nuvem e inteligência artificial. Mas a nova geração de trabalhadores ainda não está adaptada a esse fenômeno, explica Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante).

"O modelo de negócios está em profunda transformação no país, potencializada, agora, pela pandemia de Covid-19. Preparar a nova força de trabalho para essas exigências envolve não só o desenvolvimento de novas competências profissionais, como também socioemocionais", afirma Saade.

Instituições como o Espro e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) já aderiram a esse novo tipo de aprendizagem. O Espro, por exemplo, desenvolveu uma plataforma específica para ensino a distância, com uma série de recursos que permitem aos aprendizes e futuros aprendizes desenvolver habilidades pessoais e profissionais.

"Já trabalhávamos com metodologia ativa, onde o ensino é menos transmissivo e mais construtivo. Com a migração para o ensino remoto, percebemos a importância de intensificarmos seu uso, com atividades desenvolvidas para que o aluno tenha protagonismo, para que ele aprofunde conceitos participando, interagindo, construindo ao lado de um instrutor-mediador e dos demais colegas", afirma Saade.

Para as empresas que já estão inseridas na Economia 4.0, trazer para os seus quadros aprendizes e profissionais jovens adaptados a essa nova dinâmica torna-se muito mais vantajoso. "É visível o aumento de procura e de contratações de perfis com posturas protagonistas, proativas. É, com certeza, uma das grandes tendências do mercado de trabalho no pós-pandemia", conclui o superintendente executivo.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos o Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante) se dedica a formar talentos e tem uma história focada na transformação social. Durante esse período foram mais de 340 mil encaminhamentos e 852 mil atendimentos sociais, desempenhando um papel estratégico na formação de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego e, sobretudo, no desenvolvimento de cidadãos conscientes e protagonistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A instituição está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcança 2.202 municípios e capacita anualmente mais de 12 mil jovens, em situação de vulnerabilidade, por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Além disso, o Espro oferece também diversos projetos e ações sociais que alcançam também as famílias e comunidades dos aprendizes. Os jovens podem se inscrever pelo site https://www.espro.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo