#29M nas ruas: Entidades Estudantis e Movimentos Sociais convocam manifestação em todo o país
Atos acontecem contra cortes no orçamento da educação e pesquisa, por auxílio emergencial e vacina
O próximo sábado, 29.05, contará com manifestações em todo o Brasil contra o governo Bolsonaro. As entidades estudantis, UNE ( União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG ( Associação Nacional de Pós-Graduados) mobilizaram estudantes e a sociedade contra os cortes no orçamento da educação em 2021, e a iminência de fechamento de universidades e institutos federais que estão sem verbas para atravessar o ano, cortes de bolsas de pesquisa. Além disso, a negligência diante da pandemia, na vacinação, o que tem causado um genócidio dos brasileiros, intensificou a necessidade de ir às ruas.Movimentos sociais e sindicais também aderiram à data.
"Ao mobilizarmos manifestações nas ruas não significa que abandonamos as recomendações da Ciência, mas o fato é que se esse governo segue, mais vidas estão em risco e há ainda a intensificação da crise social, da fome e miséria, da qual ele não apresenta qualquer solução, ao contrário promove cortes", explica Iago, presidente da UNE..
Ele acrescenta ainda: "Esse é o pior governo na condução da pandemia. Em vez de investir em pesquisas, corta orçamento das universidades, o que impacta as pesquisas em andamento, inclusive as de vacinas e o atendimento nos Hospitais Universitários. É inaceitável."
Para Rozana Barroso, presidente da UBES, a decisão de tomar às ruas é a via necessária para garantir o futuro de toda uma geração: "O que significa ter universidades fechando as portas, ameaças de não acontecer o ENEM, falta de acesso à internet, o aumento crescente de pessoas sem ter o que comer, desemprego e nenhuma resposta do governo, apenas descaso, deboche diante da perda de vidas e mais negligência. Queremos saídas para a crise, orçamento para a educação e aceleração da vacinação", diz a presidente da entidade secundarista.
Os cortes orçamentários da pesquisa e a possibilidade de milhares de pesquisadores não receberem suas bolsas, mobilizaram também os pós-graduandos para às ruas no dia 29. "São residentes, mestrandos e doutorandos sem possibilidade de dar continuidade às suas pesquisas, já que segundo o próprio MEC, todos os 92.377 bolsistas 'Não poderão ser pagos' a partir de novembro. Com o governo Bolsonaro qualquer possibilidade de desenvolvimento, de combate à pandemia fica cada dia mais ameaçado", argumenta a presidente da ANPG, Flávia Calé.
As entidades recomendam: levar álcool em gel, usar máscara PFF2 ( e manter o distanciamento)
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário