IUGU Oferece Inteligência Digital Para Mensalidades Escolares

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alethea Batista
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Instituição reduziu casos de inadimplência de 40% para 3%. Entre as facilidades estão os pré-acordos individuais, automatização dos boletos e recorrência bancária

Já são quase 15 meses de pandemia. E, assim como diversos segmentos, as instituições de ensino também sofreram os impactos do coronavírus. Renegociação de boletos atrasados, inclusão manual de descontos, trabalho extra para regularizar os acordos no sistema, investimento de tempo e recursos para o formato híbrido de aulas. Em meio ao cenário turbulento, a iugu, fintech de gestão e automação financeira para empresas, teve papel fundamental para melhorar a produtividade da área financeira desses clientes - minimizando horas excessivas de trabalho manual.

A fintech é uma espécie de braço financeiro para qualquer empresa - - as funcionalidades são flexíveis e podem ser utilizadas em múltiplos segmentos como: educação, administração de condomínios e fábrica de softwares. Um bom exemplo de sucesso é a WPensar, desenvolvedora de sistemas (ERP) para gestão escolar, que enxergou oportunidade de crescimento quando decidiu contratar os serviços de automação e recorrência bancária da iugu para maior fluidez da operação. Hoje, mesmo com a pandemia, as escolas que possuem o sistema de gestão estão com as demandas em dia, sem a necessidade de contratação extra.

Case de sucesso: WPensar

A WPensar oferece um sistema escolar que gerencia os processos administrativos, financeiros, acadêmicos e pedagógicos na mesma plataforma. "Nós entendemos que a automação é um novo paradigma essencial para os sistemas de gestão", diz Gustavo Horta, diretor de operações da desenvolvedora. "Em 2018, iniciamos o projeto para integrar os processos de conciliação e meios de pagamentos na nossa plataforma". O executivo explica que, nessa época, as escolas (clientes da WPensar) precisavam enviar um arquivo de remessa para o banco, puxar um arquivo de retorno e, só depois, liquidar as cobranças manualmente no sistema.

O diretor de produtos da iugu, Romulo Pereira, explica que a maioria dos clientes do segmento de educação reclamam da falta de controle sob a emissão de boletos e recebimentos. "Ao aderir ao sistema da iugu, toda a gestão da conta é feita de forma inteligente, fácil e automática", comenta o executivo. Ábila Ribeiro, responsável pelo BI da WPensar, aponta que após a integração da fintech na plataforma da WPensar, a inadimplência de uma escola caiu de 40% para 3%.

Caso os pais percam a data de vencimento da mensalidade, os responsáveis financeiros receberão um alerta automático, no e-mail, lembrando do atraso. "A partir disso, é possível entrar no sistema e emitir uma segunda via para pagamento - sem precisar contatar a escola", diz Pereira. Além da automatização dos boletos, a direção da escola pode optar por oferecer pré-acordos automáticos. "Os pais terão o botão de negociação na plataforma para regularizar a situação".

Atualmente, a automação de pagamentos (recorrência, conciliação e meios de pagamentos) é um dos principais diferenciais da WPensar. "A iugu impactou bastante no nosso dia a dia, na captação de novos clientes e na geração de receita", explica Gustavo Horta. "Começamos a ganhar um pequeno fee, taxa em português, por transação".

Outra funcionalidade válida de mencionar é o cadastro de descontos. "Os gestores das escolas conseguem programar os descontos para um período determinado e de forma singular - ou seja, um aluno e não a carteira toda", explica Romulo Pereira. A iugu é totalmente integrável (via API) com qualquer sistema. "Após a integração, no site ou sistema da escola, disponibilizamos o link de pagamentos inteligente da iugu". O atalho aceita as principais bandeiras de cartão de crédito, à vista ou parcelado, além de pagamentos via boleto ou Pix. "Com todas as opções, você aumenta o leque de possiblidades para os pais efetuarem o pagamento, reduzindo os casos de inadimplência", conclui Horta.

Soluções iugu

Custos menores;

Automação do processo financeiro;

Emissão de boletos e recebimentos & gestão de faturas;

Recorrências;

Split de pagamentos;

Link de pagamentos;

Integração de soluções online.

Sobre a iugu

A iugu é uma fintech de gestão e automação financeira com foco em meios de pagamentos (cobrança), recorrência (assinatura) e split (marketplace). A plataforma oferece toda tecnologia e suporte necessários para empresas estruturarem uma operação financeira inteligente, automatizada e eficiente de ponta a ponta. Fundada em 2012, é responsável pela gestão de mais de 60 mil contas ativas, em diferentes áreas como desenvolvedores de software, clubes de assinatura, gestoras de condomínio, escolas, empresas de contabilidade, academia, e-commerces e ERPs. Em 2020, a empresa levantou R$ 120 milhões de investimento com o Grupo Goldman Sachs e recebeu a licença do Banco Central para operar no Brasil como Instituição de Pagamentos regulamentada.