Brasil,

CIEE/PR debate o futuro da Educação no pós-pandemia

Evento online com membro da Academia Brasileira de Letras discutiu saídas e soluções para a Educação brasileira depois dos desafios trazidos pelo coronavírus

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) realizou na quarta-feira (12) um evento on-line com a presença do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e presidente do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE/RJ), Arnaldo Niskier. O objetivo era debater o futuro da Educação brasileira no período pós-pandemia de Covid-19, possíveis soluções, saídas e oportunidades para a melhoria do ensino no Brasil.

Para Niskier, este é um momento de transformação dos métodos de ensino e também da postura das instituições diante do uso de tecnologias variadas. “Há pouco tempo, algumas universidades eram refratárias à Educação a distância (EaD). Hoje elas mudaram de atitude e, como a legislação permite oferecer até 40% dos conteúdos e atividades de um programa presencial no formato EaD, há uma clara determinação de expandir com qualidade”, avalia. No entanto, na visão do especialista, que já foi presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Federal de Educação, será preciso ampliar o acesso dos estudantes à internet.

Outra preocupação deve ser a adaptação das metodologias de ensino para contemplar as necessidades dessa nova modalidade de aprendizagem, além de valorizar o trabalho dos professores. “É importante que os alunos não sejam meros receptores de conteúdos e que busquem ativamente o conhecimento. Existe também a preocupação de não precarizar a carreira docente”, afirma. Isso pode ser feito, segundo Niskier, adotando-se pontualmente novas tecnologias para facilitar o cotidiano dos educadores, principalmente para tarefas repetitivas, como a correção de avaliações, que poderia ser realizada pela inteligência artificial.

Além do escritor, estiveram presentes no encontro personalidades como o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti, o presidente da Fundação Copel, Marcos Domakoski, o ex-deputado federal Paulo Delgado, o ex-presidente da OAB/PR José Lucio Glomb, o presidente do Instituto Democracia e Liberdade, Edson José Ramon, o presidente do CIEE Nacional, José Augusto Minarelli, o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, o presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR, Fernando Fontana, conselheiros e diretores do CIEE/PR, entre outros. Também participaram da conversa representantes de diversas unidades do CIEE pelo país.

Sobre o CIEE/PR

Há mais de 53 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 37 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR tem uma média mensal de 20 mil estagiários e já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Está registrado nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 70 municípios e tem como um de seus propósitos trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo