Brasil,

Sustenidos destaca a importância de proteger nossas crianças e adolescentes

Responsável pela administração de projetos ligados à infância e juventude, a Sustenidos Organização Social de Cultura apoia a campanha Faça Bonito, ação que destaca a luta pela proteção e garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e é multiplicada por muitas instituições. A campanha é alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e visa mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade na defesa dos nossos guris e gurias.

Alunos e alunas dos programas geridos pela Sustenidos não irão às ruas reunindo famílias e comunidades, como era de costume, por conta as restrições impostas pela prevenção ao Covid 19. Vale lembrar, entretanto, que o mote da campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ é permanente, ao longo do ano, impulsionado por ações de conscientização no enfrentamento à violência.

Outras ações apoiadas pela Sustenidos:

_ Divulgação do seminário realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio Os Impactos das Violências Sexuais na Saúde Mental de Meninas e Meninos. A ação foi promovida pela Àwúe e da Plan International .
Vídeo do dia 11 de maio:


Vídeo do dia 12 de maio:

Vídeo do dia 13 de maio:

_ Dia 17 de maio, às 9h, encontro Prosas na Infância: Violência Sexual e Pandemia: antigos e novos desafios. A palestra será transmitida ao vivo pela plataforma youtube – canal da ESMP:

https://www.youtube.com/channel/UCG-pah-rF2s5djn02_H71vw

Inscrições pelo link https://eventos.mpma.mp.br/course/view.php?id=279

_ Divulgação da campanha Pode ser Abuso. A ação foi criada pela Fundação Abrinq em 2018 para mobilizar as pessoas para o tema e as suas consequências. Neste ano, a iniciativa tem como foco alertar a população para os sinais que podem indicar possíveis casos de violência sexual, bem como ressaltar o papel da sociedade na proteção das crianças e dos adolescentes. Detalhes no link:

“A Sustenidos tem se firmado como uma organização com princípios fundados no desenvolvimento humano. Ao olhar para alunos e alunas na sua integralidade, atuamos na intersetorialidade, expandindo as fronteiras específicas de saberes individuais e coletivos em de acordo com os territórios onde atua. Investimos na formação de cidadãos e cidadãs para que se tornem conscientes da importância de seus papeis na sociedade, em harmonia, não só na música, mas também na diversidade e na pluralidade”, disse Francisco Cesar Rodrigues, superintendente de desenvolvimento social da Sustenidos.

Desde 2008, a Sustenidos opera com uma área específica para Desenvolvimento Social. “Nossa equipe é comprometida com a defesa, garantia e promoção de direitos humanos”, reforça o gestor sobre a área que é alicerçada sob os pilares do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. “Mantemos um trabalho conjugado com a equipe pedagógica na missão de promover, por meio do ensino coletivo de música, o desenvolvimento de gerações em formação”, completa o gestor.

Na prática “articulamos com toda a rede dos municípios ações com foco no Sistema de garantia de Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens. Estas ações podem ocorrer por meio de um encontro de rede, com um tema definido em conjunto pelas parcerias municipais e seus serviços, pode ser a partir da identificação de uma situação no polo, etc. Ações com temas tão importantes (como abuso e exploração sexual, bem como trabalho infantil), ganham ainda mais força se dialogados e debatidos em conjunto”, explica Luciana Antonio, gerente de Parcerias e Alianças.

“Um dos principais objetivos da Sustenidos é fortalecer a formação das crianças, adolescentes e jovens como sujeitos integrados positivamente em sociedade e difundir a cultura musical em sua diversidade. Para isto acontecer, contamos com a Gestão municipal, atuando em conjunto para que este objetivo seja atingido. Neste momento de isolamento social, o diálogo com a parceria é ainda mais constante, com foco em apoiarmos a distância o desenvolvimento integral deste público”, enfatiza a gerente.

“Disque 100, abuso aqui não tem”
Clique aqui e relembre a música criada antes da pandemia pelos alunos e alunas do Polo Ipiguá.

Sobre a data
Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Como denunciar – As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou por meio do Disque Denúncia Nacional – Disque 100, serviço de utilidade pública que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas. #QuarentenaSimViolênciaNão

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.

Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí; e pelo Complexo Theatro Municipal (em caráter emergencial). No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo