Brasil,

Qual o Papel da Escola Protetiva? O Que Esperar Do Retorno às Aulas?

Qual o Papel da Escola Protetiva? O Que Esperar Do Retorno às Aulas?

A Violência Infantil Pode Ser Diagnosticada Pelos Professores?

Diante do real problema da violência em crianças, onde estatisticamente pais ou responsáveis são os principais agressores, a escola tem um papel fundamental em proteger e dar respaldo para essas vítimas.

Considerando também que a escola, muitas vezes, é o único refúgio de segurança que esta criança possuiu, visto os bons vínculos e a empatia com os professores, cuidadores e colegas.

Por isso a escola tem uma grande importância na detecção precoce de qualquer sinal de violência infantil. Os professores são capazes de identificar mudanças sutis no comportamento das crianças durante o período letivo.

Segundo a Dra. Gesika Amorim, Pediatra, Neuropsiquiatra Infantil, especialista em Tratamento Integral do Autismo e Neurodesenvolvimento -Infelizmente, esse diagnóstico não está acontecendo e no momento em que as aulas presenciais retornarem, é provável que constatemos uma explosão de transtornos neurocomportamentais e questões de violência porque, atualmente, esses fatos estão escondidos dentro das casas, e foi ocultado pela quarentena.Temos que pensar que temos pais adoecidos por sequelas da quarentena e as crianças, podem estar sendo alvos de violência doméstica.

Além da agressão física, existem outras formas de violência como a emocional/psicológica que é mais difícil de identificar, embora seja muito recorrente. Infelizmente a violência contra a criança e considerada normal em muitas culturas, vista como um ato de educar, porem elas sempre vêm acompanhada do fator emocional/psicológico.

Qualquer ato de violência cursara com danos para a saúde mental e poderá trazer consequências desastrosas para o futuro da criança e do adolescente, afetando negativamente no seu desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Depressão, ansiedade, baixa-estima e transtorno de estresse pós-traumático são alguns sintomas que podem ser apresentados pelas vítimas e que podem ser diagnosticados na escola, pelos professores e dirigentes.

Toda essa violência reprimida está escondida dentro das casas. Sem as aulas presenciais, esses casos não estão sendo detectados, por isso o Sistema de Saúde Mental precisa estar preparado, já podemos contar que com o retorno das aulas os diagnósticos deverão explodir. Esse será um dos grandes desafios para os próximos meses – Alerta a Dra. Gesika Amorim.

Através do Sistema de Educação, a escola acaba fazendo parte de uma rede protetora como um agente fundamental para garantir a efetivação dos direitos da criança. A escola também é responsável na prevenção, identificação e no encaminhamento de casos de violação dos direitos da criança e do adolescente para os órgãos competentes.

Ou seja, por lei os dirigentes das instituições de ensino são obrigados a acionar o Conselho Tutelar quando se apresentam casos de maus-tratos, abandono, faltas injustificadas e evasão escolar.

Nós, enquanto instituição pública, temos que estar preparados para esse aumento de diagnósticos, dos casos de violência e transtornos comportamentais que virão a tona – Finaliza a Dra. Gesika Amorim.

CRÉDITOS:

Dra Gesika Amorim é Mestre em Educação médica, Neuropsiquiatra com formação em Homeopatia Detox (Holanda), Especialista em Tratamento Integral do Autismo. Possui extensão em Psicofarmacologia e Neurologia Clínica em Harvard. Especialista em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental; Pediatra, Homeopata, Pós Graduada em Medicina Ortomolecular - (Medicina Integrativa), dentre outros títulos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo