Brasil,

PUC-Rio abre inscrições para especialização em Arquitetura para a Saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Funare
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pós-graduação em formato EAD será aberto para alunos de todo o país

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, projetar um hospital humanizado, sustentável e ao mesmo tempo tecnológico ganhou caráter de urgência no cenário atual. E para oferecer um olhar mais sensível, humano e inovador nos projetos arquitetônicos na área de saúde, a PUC-RIO está comprometida com a formação de profissionais engajados no conceito "Hospital do Futuro”. Desta forma, a universidade abre as inscrições para a especialização de Arquitetura para a Saúde, vinculada ao departamento de Arquitetura e Urbanismo. A pós-graduação lato sensu será 100% online e aberta para interessados de todas as regiões do Brasil e exterior. As aulas acontecem nas sextas e sábados uma ou duas vezes ao mês.

O curso terá caráter multidisciplinar, passando pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Engenharia, Filosofia, Design e Direito da PUC-Rio. O objetivo é criar elos entre o rigor das técnicas e normas dos Ambientes de Saúde e o lado mais sensível do ser humano. A formação incentiva, ainda, a atuação dos profissionais na transformação do ambiente coletivo através dos espaços de saúde, expandindo suas possibilidades de trabalho e de intervenção no mundo contemporâneo.

A especialização será coordenada pela arquiteta, urbanista e professora da PUC-Rio, Moema Loures, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche pela École Nationale Supérieure de Paris, na França. Moema também está à frente da ARTO Arquitetura - um dos escritórios mais prestigiados do Brasil e premiado internacionalmente por projetos na área de saúde. Além disso criou na internet o Movimento Arquitetura VIVA, com mais 10.000 alunos inscritos.

“A humanização na arquitetura hospitalar vai muito além de um design moderno e com o uso de detalhes coloridos. A equipe responsável pelo projeto precisa mergulhar de cabeça no dia a dia da equipe médica, dos pacientes, familiares e de toda a logística necessária para que aquele hospital funcione. Só assim é possível compreender e projetar um espaço confortável, prático e que melhore, de fato, a experiência de todos os envolvidos naquele ambiente. É preciso pensar nas pessoas e projetar um local de afeto em meio a um ambiente tão sensível como o de um hospital, mas com todo o rigor necessário que uma área médica demanda”, explica Moema Loures.

Além da Professora doutora Moema Loures, o curso de especialização em Arquitetura para a Saúde da PUC-Rio também conta com a coordenação da Rosângela Lunardelli Callazzi e Maria Fernanda Campos Lemos. A especialização recebe também o apoio do Prof. Jorge Biolchini, nomeado Diretor do Departamento de Medicina 2021 da PUC-Rio.

A formação será baseada na experiência que a PUC tem em ensino à distância (EAD) e que se intensifica na pandemia. O curso será lato sensu, ou seja, com exigência de diploma de graduação, currículo e histórico escolar, o aluno é selecionado pela coordenação. A especialização tem como foco os profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia e design, profissionais da saúde e demais profissionais de nível superior, vinculados ao campo da saúde. As inscrições podem ser feitas através do site da PUC-Rio: https://bit.ly/3aZoepm.

Sobre o Curso Arquitetura para Saúde:

O objetivo do curso é ampliar e provocar o debate no “Campo da Arquitetura e Engenharia para a Saúde”, com experiências nacionais e internacionais, questionando verdades naturalizadas e oferecendo ferramentas projetuais, técnicas, teóricas e metodológicas para o planejamento, a concepção e a construção de ambientes para saúde.

Sobre a ARTO Arquitetura:

O escritório é referência em projetos ligados à saúde, sendo condecorado com o 1º lugar no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura 2015, considerado um dos mais prestigiados no segmento, com o seu projeto sustentável para o hospital do futuro. Um ano depois, recebeu uma menção de destaque internacional no "International Building Award 2016 of Healing Environments", na Holanda. E no primeiro semestre de 2019, o trabalho de desenvolvimento da Unidade Neonatal, da Santa Casa de Juiz de Fora, foi publicado no livro “Service Design and Service Thinking in Healthcare and Hospital Management”, na Alemanha. Além de diversas outras premiações pelo Instituto de Arquitetos do Brasil.

Serviço PUC-Rio:

Curso de pós-graduação: Especialização em Arquitetura para Saúde

Método: Ensino à distância (EAD)
Inscrições: https://bit.ly/3aZoepm


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar