Brasil,

Autoconhecimento pode ser seu professor de inglês

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Iolanda Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por Prof. Bob Maia*

O domínio da língua inglesa é requisito eliminatório no mercado de trabalho brasileiro, onde, paradoxalmente, mais de 95% da população não têm a menor intimidade com o idioma e, dos 5% restantes, nem 2% são fluentes.

O Brasil sempre investiu pouco em educação pública, todos sabem. Mas menos ainda na boa formação em relação a línguas estrangeiras. Prova disso é a última pesquisa EF English Proficiency Index, organização internacional da área.

Realizado em 2020, o estudo aponta o país em 53º lugar em proficiência no idioma inglês, em um ranking de 100 nações. A vizinha Argentina está em 25º. Nos Países Baixos, primeiro lugar nesse pódio, mais de 90% da população conhecem bem o idioma, aprendido desde a mais tenra infância, a fase ideal para se conectar com outras línguas.

Olhando no espelho

Quantas vezes você já ficou entusiasmado com o anúncio de uma vaga de emprego que requeria todas as suas habilidades, mas a última linha da descrição da vaga exigia ‘fluência em inglês’? Único requisito que você não tem, e que faz com que projetos de carreira, neste momento, desabem como castelos de areia.

Do outro lado, nos departamentos de recursos humanos, saiba que a angústia dos recrutadores não é menor. Horas dedicadas a formar a descrição de vaga, e depois sobre análises de centenas de excelentes currículos para as mais variadas funções, descartadas simplesmente porque os candidatos não dominam a língua-chave para os negócios e as relações empresariais.

“Gap”

Essa falha histórica na educação dos brasileiros dificulta o aprendizado mais tarde, quando já são jovens ou adultos formados e precisam encarar um curso de línguas para ter um upgrade na profissão ou na formação acadêmica.

Muitos, inclusive, desistem de voar mais alto profissionalmente ou de fazer um curso no exterior porque consideram que jamais vão conseguir vencer essa falha.

Dominar outra língua pode parecer difícil, mas está longe de ser o “bicho de sete cabeças”. Lembre-se de que você passou por cada etapa escolar e estudou para ter as habilidades que a sua profissão requer. Aprender inglês é mais um desafio de aprendizado, mas a via você já conhece. Dedique seu tempo a isso. Aprendemos a ser engenheiros, publicitários, médicos, por exemplo. Por que não aprenderíamos um novo idioma?

Autoconhecimento ?

As resistências no aprendizado têm raízes na sua alma, na forma como você encara a si mesmo. Aprender inglês vai exigir um esforço e disciplina, mas creia que o autoconhecimento, que é um lado da personalidade que está em constante transformação, pode jogar a favor ou contra você. É preciso derrubar bloqueios de comportamento, como timidez, medo de errar ao escrever ou falar em público, e mania de perfeição, que são travas recorrentes aos alunos em fase adulta.

Um ‘saco’ com um monte de desculpas, como “falta de tempo”, “não gosto de inglês”, “não tenho como investir”, entre outras velhas conhecidas, vai ser usado pelo seu ‘adversário’, nesse jogo. Quem quer, aprende e vence!

Errar faz parte do aprendizado e, quando se tem objetivos definidos, encara-se os desafios. Coloque o aprendizado no seu orçamento, na sua agenda, dentro do seu tempo, de maneira confortável.

Busque uma escola e professores com os quais de identifique e se sinta acolhido, e amplie também a sua vida pessoal, pois o domínio da língua inglesa abre possibilidades infinitas, já que o mundo gira em torno desse idioma.

*É professor de inglês, pós-graduado em Comércio Exterior (FACESP) e fundador da escola de inglês Keep Calm and Learn Good English.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar