Brasil,

Youtubês: fenômeno prejudica desenvolvimento da comunicação e interação infantil

Fonoaudióloga Daniella Sales Brom alerta pais sobre sinais que podem indicar a necessidade de intervenção, como por exemplo a dificuldade da criança em contar e recontar histórias cotidianas

”Meu filho não está completando frases com começo, meio e fim” ou ”Minha filha não consegue contar como foi seu dia na escola. Essas são frases cada vez mais comuns no consultório da fonoaudióloga e diretora da FonoBabyKids, Daniella Sales Brom. Os pais, muito preocupados, começaram a reparar que os filhos não conseguem se comunicar ou interagir adequadamente. ”A ausência da escola e a falta de encontrar os amigos fez com que as crianças passassem a consumir mais vídeos e mais expostas aos vídeos dos youtubers. Isso tem acelerado o fenômeno do ‘youtubês’”, explica Daniella.

Segundo ela, o mais preocupante nesse cenário é que a criança passa a agir como se não houvesse um interlocutor com ela, ignorando a presença de outra pessoa que é necessária para que a comunicação aconteça. “Tenho recebido crianças que conversam como youtubers e usam expressões como ‘Oi galerinha!’, mesmo na avaliação onde estamos apenas nós. Como os vídeos são apenas narrados, sem a imagem da pessoa que está falando, a ‘interação’ fica prejudicada. Quando direciono a comunicação da criança, ela simplesmente age como se eu não estivesse ali e continua ‘narrando’ seu vídeo como fazem as personalidades no Youtube”, conta Daniella.

Esse comportamento é prejudicial porque as crianças estão com dificuldades de iniciar e manter diálogos com o outro, com uma pessoa real, devido ao consumo excessivo desse formato de conteúdo nas telas. “Do nada a criança começa a falar exatamente como nos vídeos, como se fosse uma ecolalia, que é o comportamento de repetição da fala que não tem função comunicativa, apenas de reprodução”, explica a fonoaudióloga. Além disso, é comum também o uso de expressões diferentes e sotaques regionais com os quais a criança não teve contato.

“Isso é prejudicial porque a criança começa a perder sua fala própria, que aprendeu com a família, e começa a utilizar a fala que vem da internet. Costumamos dizer que ela perde sua identidade e começa a criar uma identidade que é do outro e não dela. Isso pode modificar as relações interpessoais quando pensamos em crianças e até adolescentes que estão aprimorando sua linguagem e comunicação, além de fazer imitações às vezes não condizem com o contexto social em que ela vive”, finaliza Daniella.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo