Brasil,

O Novo-Normal é tema de palestra para alunos de Direito da Uniube Uberlândia

Encontro debate mudanças ocorridas no âmbito educacional e no mercado de trabalho durante a pandemia

O curso de Direito da Uniube Uberlândia realizou, na última terça-feira (20), uma palestra intitulada “O mundo do trabalho pós-pandemia; bem-vindo ao novo normal", ministrada pelos professores de Direito, Juliana Mendonça de Melo e Alexandre Machado Lopes Valadão. O encontro on-line teve o objetivo de preparar os alunos de Direito para as mudanças impostas pela pandemia da Covid-19 na sociedade em geral.

De acordo com o palestrante e professor de Direito, Alexandre Valadão, o debate sobre as condições atuais é muito importante no âmbito acadêmico para preparar os alunos. “A pandemia do novo Coronavírus impôs várias alterações para a sociedade em geral, principalmente nos contextos pessoal, familiar e de sustento. Nesse ponto, o trabalho também precisou se adaptar, para evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade das atividades empresariais e o pagamento dos salários dos empregados. Foi adotado o sistema de trabalhar em casa, para aquelas profissões que conseguem prestar o serviço à distância, bem como atendimentos on-line, entregas delivery, retirada de produtos na porta dos estabelecimentos etc. Esse sistema remoto, adotado forçadamente e às pressas, em virtude das regras de isolamento social, foi se adaptando ao longo dos dias e muitos deles trouxeram mais benefícios que prejuízos. A praticidade de receber produtos em casa impulsiona o trabalho dos entregadores, mas reduz a função dos atendentes presenciais. Quando tudo isso passar, vários sistemas permanecerão e serão adotados como regra, incentivando o trabalho à distância, diminuindo os níveis de poluição e os problemas de trânsito, bem como incentivando o bem-estar, conforto e saúde dos empregados”, dissertou o professor sobre a temática da palestra.

A professora Juliana Mendonça de Melo conta que a palestra foi pensada para abordar as mudanças causadas pela pandemia nas esferas acadêmica e de mercado de trabalho. “Vivemos tempos estranhos e, como afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI), podemos dizer que se trata da “Recessão do Grande Confinamento”. Agradeço muito especialmente ao Dr. Alexandre Corrêa, coordenador do curso de Direito da Uniube, ao Dr. Alexandre Valadão, que propôs o debate, aos alunos e ao público externo, que participaram deste momento. Em especial ao Grupo Start pelos brindes e depoimento de seu Fundador, Sr. Fábio Pergher. Foi muito rica a troca de experiências e aprendizagem. O cenário atual evidencia que nada será como antes, e as pessoas precisam estar preparadas, de maneira a ter uma visão holística para assumir novos desafios, de forma planejada, estratégica e com resultados positivos”, completou a palestrante.

O professor e coordenador do curso de Direito da Uniube, Alexandre Corrêa, afirmou ser um privilégio oferecer aos alunos as visões de especialistas além da universidade. “Há muita preocupação com as restrições financeiras impostas às relações trabalhistas, e a nova geração deve se preparar para se posicionar melhor em meio à velocidade das mudanças. Se por um lado a crise econômica gera incertezas, por outro, cria nova oportunidades de trabalho. Este cenário exige maior conhecimento dos profissionais do Direito e das áreas afins”, disse o professor, sobre a palestra.

Dessa forma, percebe-se o quão interessante é a utilização de tarefas extracurriculares na atualização do conteúdo acadêmico, conforme as mudanças sociais e trabalhistas surgem. É dever da universidade oferecer oportunidades para que os estudantes se tornem profissionais atualizados e competentes, consequentemente, eventos como esse são fundamentais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo