Brasil,

Qual é o papel da família no processo de alfabetização infantil?

*Gisele Medeiros

Se você clicou neste artigo, já começou a fazer a sua parte. Você é o maior exemplo na vida de seu filho e, quando a criança sente o interesse e o envolvimento de sua família, o aprendizado acontece com mais naturalidade.

O processo de alfabetização tem início muito antes do que se pensa. Afinal, as crianças já nascem com curiosidade e vontade de aprender. Incentivar as primeiras palavras, contar os dedinhos, cantarolar, contar histórias e até mesmo dar nome aos objetos durante uma brincadeira são práticas que contribuem para esse processo.

No início da vida escolar, são as brincadeiras de massinha, de roda, o jogo de arremessar a bola ou empilhar blocos, os primeiros rabiscos e os contatos com os livros que fazem parte da aprendizagem. A criança explora o mundo por meio do tato, das formas, das cores e da música, e também começa a sua socialização relacionando-se com colegas, professores e familiares. Todos esses estímulos são importantes para que a alfabetização aconteça de forma natural.

O código alfabético é uma criação humana e nenhuma criança aprende sozinha as letras, sílabas e palavras. É preciso que elas sejam estimuladas, ensinadas e levadas a perceber a funcionalidade deste aprendizado para sua vida.

Para ajudar nessa conquista, a família pode colocar em prática as seguintes dicas: incentivar o hábito de leitura demonstrando que você também lê, sejam livros, revistas, notícias na internet ou panfletos do supermercado; estimular a ampliação do vocabulário ensinando palavras novas e pronunciando-as de forma clara; contar histórias e permitir que a criança reconte de sua maneira; brincar de identificar as letras e os sons das palavras; demonstrar interesse pelo que a criança faz na escola, incentivando que ela conte algo que aprendeu, ou que mostre uma atividade desenvolvida; e, elogiar sempre!

Cada novo passo dado é importante, e uma criança que nota a confiança de sua família em seu potencial, empodera-se e alcança com mais desenvoltura os próximos passos. E uma coisa é consenso entre os estudiosos: alimentar expectativas e pressioná-la nesta fase do aprendizado não é saudável.

A criança aprende mais com a ajuda da brincadeira e das emoções. Proporcionar momentos agradáveis que envolvam o mundo da leitura e da escrita alimenta sensações e memórias positivas que auxiliam na alfabetização. É preciso tornar esse momento significativo, afetuoso e desafiador: um mundo de alegrias, descobertas e vivências inesquecíveis!

*Gisele Medeiros é professora no Colégio Marista São Luís, formada em Pedagogia, com especialização em Práticas Pedagógicas, Gestão escolar e em Neuropsicopedagogia Clínica e institucional.

Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo