Orientadora Pedagógica do Mackenzie Tamboré lança seu segundo livro infantil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Cada bicho tem seu canto 2 - Biomas brasileiros é o segundo livro da autora, que traz poemas e músicas sobre a fauna do Brasil

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será lançado oficialmente o livro Cada bicho tem seu canto 2 - Biomas Brasileiros (Volta e Meia, 2021), segundo livro infantil da escritora Laís de Almeida Cardoso, que é orientadora pedagógica no Colégio Presbiteriano Mackenzie (COM) Tamboré. Segundo a autora, o livro atende a um pedido dos seus próprios leitores, que se encantaram com o primeiro volume e sugeriram uma continuação.

Voltada para o público infantil, a obra tem como temática os seis biomas presentes no Brasil - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal -, e alguns animais representantes de cada um deles. Escrito em versos e ricamente ilustrado, o livro percorre todo o território nacional, mostrando um pouco da sua inigualável biodiversidade. Entre as espécies selecionadas para o livro estão alguns ícones da nossa fauna, como onça-pintada, tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-bola, bicho-preguiça, sucuri, tuiuiú, e outras menos conhecidas, como muriqui e caititu. O intuito é proporcionar aos leitores mirins uma viagem virtual pelo país por meio da poesia e da música - uma vez que todos os poemas são musicados.

A autora iniciou a carreira de escritora há cinco anos, com a publicação do livro Cada bicho tem seu canto (Volta e meia, 2016), uma obra voltada para as turmas de alfabetização, que traz em seu repertório 26 poemas sobre 26 diferentes animais do mundo, de A a Z.

Professora durante 25 anos no CPM Tamboré, em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, Laís aliou sua vontade de contribuir para uma alfabetização contextualizada ao amor que sente pela natureza e pelos animais para compor seus versos e melodias.

Ambos os livros são acompanhados de um minucioso Projeto Pedagógico, com sugestões de atividades para os professores com base nas habilidades e competências e nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A principal característica da série Cada bicho tem seu canto é proporcionar ao leitor iniciante um encontro das artes - poesia, música e ilustração - tendo como tema gerador a biodiversidade animal.

O projeto gráfico do livro é de Júnior Caramez, e os arranjos musicais, de Paulo Marcos Conceição, músico, multi-instrumentista e compositor, que também faz parte do quadro de funcionários do Mackenzie Tamboré.

Ficha técnica
Cada bicho tem seu canto 2 - Biomas brasileiros
Autora: Laís de Almeida Cardoso
Ilustração e projeto gráfico: Júnior Caramez
Arranjos musicais: Paulo Marcos Conceição
Editora: Volta e Meia (2021)
Lançamento oficial: 5 de junho de 2021

Sobre a autora

Laís de Almeida Cardoso é educadora, escritora e bióloga. Atuou como professora alfabetizadora por 25 anos no Colégio Mackenzie, na unidade Tamboré. Há 13 anos ocupa o cargo de Orientadora Pedagógica na mesma escola. Mestre e Doutora em Letras pela USP, é também pesquisadora na área de Estudos Comparados da Universidade de São Paulo.

Sobre o Colégio Presbiteriano Mackenzie

O Colégio Presbiteriano Mackenzie é reconhecido, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferece aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando indivíduos capazes de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.