Brasil,

Especialista explica a importância e os benefícios de uma educação bilíngue ainda na infância

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Pepato
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Alexandre Velilla Garcia, CEO do CEL.LEP, fala sobre as vantagens em aprender uma segunda língua na primeira fase de formação do indivíduo, por meio de uma educação consciente

O aprendizado de uma segunda língua (SL), desde a infância, mediante uma educação qualificada e bem estruturada, tem características próprias, que não se refletem apenas no aprendizado em si, mas no desenvolvimento global do indivíduo. De acordo com Alexandre Velilla, CEO do CEL.LEP, existem vários benefícios em ter contato com uma segunda língua desde cedo, que não se resumem apenas ao momento do aprendizado em si, mas que serão levados durante toda a vida adulta e também durante a terceira idade. Isso está ligado à reserva e ao esforço cognitivos que são desenvolvidos durante o aprendizado e que geram consequências positivas a curto e a longo prazo.

“Há estudos que comprovam que saber dois ou mais idiomas cria uma reserva cognitiva, devido à utilização de redes cerebrais durante o aprendizado, o que pode auxiliar o indivíduo a preservar sua memória e outras funções cerebrais em idade avançada”, explica Alexandre. Outro ponto elencado pelo empresário é o de que se expressar em duas ou mais línguas exige um esforço cognitivo da pessoa, quando ela seleciona uma das línguas e, consequentemente, inibe a(s) outra(s). “Com o tempo, esse esforço fortalece mecanismos de controle como um todo, podendo resultar, ao longo da vida, em ganhos para o aprendizado em outras áreas e na melhor execução de tarefas que exigem gerenciamento de conflitos”, completa.

De acordo com o executivo, o aprendizado da SL ainda na infância também propicia uma melhor assimilação dos sons e padrões sonoros dessa língua, resultando na pronúncia mais próxima daquela de um falante nativo. Além disso, o conhecimento é beneficiado pelo tempo de exposição ao novo idioma. “Portanto, o contato com esse idioma desde a infância eleva o período de exposição do indivíduo ao longo de sua vida, melhorando assim, o desenvolvimento dele”, ressalta Velilla.

Para a implementação de uma educação de qualidade, é importante compreender a diferença que existe no progresso de cada aluno e, consequentemente, em seu aprendizado. “É necessário que haja, no desenho e execução dos programas, o conhecimento dos diferentes estágios de desenvolvimento em que se encontram os alunos, em cada fase de seu aprendizado”, salienta Alexandre. “Esse conhecimento vai permitir que se criem programas adequados a cada fase, propiciando o desenvolvimento ótimo da criança e do jovem, sem frustrar o aprendiz com desafios acima de sua capacidade cognitiva, nem o desmotivar com aqueles que sejam demasiadamente simples”, completa.

No CEL.LEP, instituição de ensino de idiomas que Alexandre Velilla está à frente como CEO desde 2017, foram implementadas diversas iniciativas a fim de propiciar aos alunos experiências que promovam o conhecimento e o aprendizado e que os levem à autonomia em suas interações na língua estrangeira, seja no âmbito profissional, acadêmico ou pessoal. “Tudo o que tem sido feito neste mais de meio século de atuação é pautado pelo propósito de levar aprendizado aos alunos, de uma forma que eles se capacitem e criem uma independência nos seus estudos. Para que isso seja concretizado, acompanhamos as mudanças da sociedade, tanto culturais como tecnológicas, e podemos dizer que estamos em constante transformação, justamente para preservar esse propósito que nos fundamenta”, acrescenta o CEO.

Falando especificamente sobre a língua inglesa - idioma pelo qual o CEL.LEP se destaca -, o empresário ainda ressalta que, como segunda língua, ela permite o acesso a inúmeras áreas de conhecimento e contato humano. Consequentemente, o desconhecimento ou conhecimento apenas superficial dessa língua é uma barreira para esses mesmos acessos. No âmbito profissional não é diferente, já que o idioma é fator fundamental para a atuação de profissionais das mais diversas áreas. “A consciência da importância desse conhecimento para o profissional brasileiro está na raiz da concepção e fundação do CEL.LEP e vem sendo observada, atualizada e aprimorada desde a metade do século XX”, finaliza.

Sobre Alexandre Velilla

Alexandre Velilla é pós-graduado (PMD) pelo IESE – University of Navarra e formado em Ciências Econômicas pela USCS e em Ciências Contábeis pela UNISA. Tem mais de 25 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de finanças, controladoria e administração, além de auditoria e consultoria. Já passou por companhias como KPMG, Bracor e Boston Scientific e está há mais de 8 anos no CEL.LEP, sendo os últimos quatro como CEO da empresa. Experiência alicerçada em Estratégia, Gestão e Finanças. Velilla também é apresentador de TV do programa “Café com CEO” e jurado titular do “Batalha das Startups”, ambos da Record News. Além disso, é membro dos Comitês Estratégicos de CEOs e de CFOs da AMCHAM, membro do conselho consultivo do CEAP (melhor ONG de Educação do Brasil em 2019 e do Sudeste em 2020) e Vice-Presidente de Inovação do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). É também empresário, sendo sócio-fundador da Quest Construções, sócio da Flex Interativa, sócio da InovaPar e investidor-anjo no BR Angels. Em 2020, foi eleito Profissional do Ano pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), na 35ª edição do prêmio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar