Brasil,

Alunos distraídos e sem memória: como o vício em dopamina pode impactar a educação?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jennifer da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Neurocientista e neuropsicólogo Fabiano de Abreu explica como a produção do hormônio neurotransmissor pode ser viciante e quais seus efeitos para o cérebro a longo prazo

Um dos grandes problemas que a educação enfrenta hoje está relacionado à falta de atenção dos alunos. Os educadores precisam, além de transmitir o conhecimento, disputar a atenção dos estudantes com os jogos, aplicativos, redes sociais e com todo um complexo de atrativos que, a longo prazo, criam uma dependência emocional nas crianças, além de um bloqueio na memorização.

“Tudo isso ocorre com excesso de liberação de um hormônio neurotransmissor chamado dopamina. Geralmente, esse hormônio está associado à recompensa, ou seja, é estimulado e liberado quando conquistamos alguma coisa, quando realizamos uma tarefa ou concluímos algo”, explica o pesquisador, neurocientista e neuropsicólogo Fabiano de Abreu.

Segundo o Fabiano, que possui uma teoria aprovada por comitê científico e publicado na Revista científica Brazilian Journal of Development sobre o tema, afirma que na internet, tudo está disponível facilmente.

“As respostas estão prontas, as equações solucionadas. Não há dificuldades como antigamente, em que, para achar uma resposta, era preciso horas de pesquisa em livros e enciclopédias. Hoje, em um clique, tudo está lá, a resposta e a recompensa que se busca”, afirma.

Ainda segundo o pesquisador, com o uso excessivo da internet e a liberação da dopamina, nosso cérebro fica como um viciado. E, assim como acontece com um dependente químico, sem a droga, tem-se a abstinência, no caso do cérebro, tem-se a ansiedade, que por sua vez, aumenta e estimula a produção de dopamina.

“Cria-se um ciclo vicioso de demanda e produção. Vale ressaltar, porém, que a dopamina é fundamental para nossa sobrevivência. Sem ela, perderíamos nosso ímpeto de fazer novas coisas e acabaríamos por ficar sem motivação e estagnados”, salienta.

Ainda quando se fala de falta de atenção, de acordo com Fabiano, deve-se correlacioná-la à dificuldade para a memorização.

“Antes da pandemia, criar um foco atencional dos alunos já era tarefa fácil. Mesmo com as aulas presenciais, um aparato de distrações roubavam o foco do professor e levavam as mentes dos alunos a outros locais. Hoje, com advento das aulas online, torna-se ainda mais penoso executar tal tarefa”, pontua. “É claro que antes isso já era um problema, vide as questões de ensino a distância, mas atualmente, a carga está ainda mais pesada quando consideramos isolamento social, notícias preocupantes e desoladoras, calamidade pública, etc.”, completa.

Existem meios para melhorar a situação? Segundo o especialista, sim.

“Para jovens e adultos, evitar o consumo de álcool e outras drogas. Estimular a produção de dopamina através de leituras, meditação, exercícios físicos e outras atividades que demandem esforços compensatórios. Dormir pelo menos 8 horas por noite, incluindo crianças. Estudar e revisar o que aprendeu no dia pelo menos 1 hora além do horário de escola. Evitar uso de celulares, tablets, computadores e televisão antes de dormir. Procurar esvaziar a cabeça antes de dormir e só começar a pensar nos problemas após o café da manhã”, indica.

Por fim, o pesquisador afirma que atitudes se tornam práticas. Práticas viram hábitos, e hábitos viram rotina. Assim como se vicia em dopamina de uma maneira ruim para o cérebro, é possível, com esforço e dedicação, condicioná-lo a coisas boas e eficientes.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu Rodrigues, é doutor e mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia, com especialização em Propriedades Elétricas dos Neurônios (Harvard). É membro da Mensa International, a associação de pessoas mais inteligentes do mundo, da Sociedade Portuguesa e Brasileira de Neurociência e da Federação Europeia de Neurociência. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), considerado o principal cientista nacional para estudos de inteligência e alto QI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar