Brasil,

Mercur inicia projeto de inovação e convida startups, universidades e pessoas a contribuírem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Pandolfo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Empresa de 96 anos aposta na cocriação e na mudança de cultura para atualizar produtos e processos

Aos 96 anos e após uma década de profunda transformação, a Mercur, indústria da área da saúde e educação, está apostando na inovação para se tornar ainda mais competitiva e enfrentar o cenário econômico adverso pós-pandemia. Sem abrir mão de seu princípio de criar um mundo de um jeito bom para todo mundo, ela quer renovar sua cultura interna, incentivar o intraempreendedorismo e cocriar novos produtos, serviços e soluções junto com empresas, universidades, startups e organizações da sociedade civil.

Para alcançar esse objetivo, a empresa está lançando uma Tese de Inovação — um documento que reúne seus objetivos, focos e as principais tendências de mercado —, criada com a consultoria da Semente Negócios. Ela está disponível no Portal da Inovação da Mercur em bit.ly/InovaçãoMercur, que também será uma vitrine de todo o processo. Nele, por exemplo, estão disponíveis seis macrodesafios que a organização mapeou para os próximos anos e que, para solucioná-los, espera contar com a colaboração de outros atores. São eles:

Maker Learning - criação de produtos/serviços que dialoguem com a tendência do Maker Learning;
Tecnologia Embarcada - relacionado ao desenvolvimento de novos produtos (especialmente wearables) e/ou a incorporação de tecnologias aos produtos já existentes;
Aplicações de Realidade Aumentada - voltado ao aprofundamento de relacionamentos e da comunicação com os públicos da Mercur, especialmente na linha de Educação;
Terceira Idade - relacionado a novas formas de comunicação e relacionamento com o público da Terceira Idade;
Diminuição do uso de Plástico - voltado tanto à redução do plástico nas embalagens e produtos;
Novas lógicas de distribuição - desafio voltado a diminuir os custos de frete da Mercur, além da redução da pegada de carbono, especialmente no E-commerce.

Quem desejar contribuir com a solução dessas questões pode entrar em contato com a empresa através do site: bit.ly/DesafiosMercur. “Queremos nos conectar com esse ecossistema de inovação para cocriar soluções que atendam as necessidades das pessoas, estejam conectadas com a realidade e objetivos da Mercur e contribuam para a criação de um mundo bom para todo mundo”, afirma Cássia Hoelzel que é uma das pessoas à frente do Projeto de Inovação. Ela afirma que a empresa planeja, a partir do segundo semestre de 2021, realizar alguns de eventos, hackathons e outras atividades online para potencializar as ações do projeto.

A Mercur também está apostando na inovação interna, buscando tornar seus processos mais ágeis e incentivar o intraempreendedorismo. “Nosso objetivo não é criar uma área de inovação, é fazer ela correr na veia. É mudar a cultura da organização para que as pessoas tenham esse olhar para os nossos processos e produtos e proponham novas soluções que possam ser desenvolvidas, testadas e lançadas rapidamente, sem abrir mão de nossos princípios”, afirma Douglas Hoelzel Hermes que atua no Projeto de Inovação e na Coordenação Financeira da empresa.

O primeiro passo para isso foi realizado no fim de 2020 com um hackathon no qual alguns colaboradores com experiência nos processos de desenvolvimento de produto da Mercur foram convidados a participar. Nesse encontro, eles foram instigados a buscar novos produtos e serviços relacionados às Linhas de Trabalho que já existem na empresa. “Estamos trabalhando para viabilizar e testar algumas das propostas. Dessa forma, queremos desenvolver uma cultura mais ágil na Mercur, engajando os times e dando início a uma transformação mais ampla.”, explica Douglas. A história dessa primeira experiência foi compartilhada no podcast CorpUpTalks da Semenete Negócios.

Inovação: a nova virada de chave

A expectativa na Mercur é que o projeto de inovação seja uma nova virada de chave na empresa familiar de 96 anos. A primeira, aconteceu em 2008, quando ela passou por um processo de reflexões no qual questionou seu papel no mundo, a partir de uma perspectiva mais humana e preocupada com o bem-estar do planeta como um todo. Nesse momento, um dos principais questionamentos foi se a forma como atuava estava realmente ajudando as pessoas ou se deixaria um legado apenas de rendimento financeiro e esgotamento de recursos naturais.

A partir disso, decidiu abrir diálogos, promover espaços internos para conversas e acolher diferentes opiniões na busca pela construção do mundo de um jeito bom para todo o mundo. O resultado desse processo foram várias mudanças na organização, como a adoção da gestão horizontal, a escolha da cocriação como um processo para aprimorar e criar produtos e processos, a decisão de abandonar algumas linhas de produtos que estavam desalinhadas com o seu propósito, entre outras mudanças.

Agora, 13 anos depois, a quarta geração da família, da qual Cássia, Douglas e Bruno Hoelzel, que estão à frente do Projeto de Inovação, fazem parte, quer unir os propósitos e crenças desenvolvidos nessa época com a criatividade e a agilidade exigida pelo mercado. “Queremos inovar para valorizar a vida. Nesse processo pelo qual passamos há 13 anos, nosso trabalho deixou de ser apenas uma forma de ganhar dinheiro e passou a ser uma ferramenta de valorização da vida. Hoje, nosso desafio é garantir a continuidade deste jeito de ser em um contexto competitivo de mercado e crise econômica, operando sempre conforme os nossos Direcionadores”, afirma Douglas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar