Brasil,

A criação de uma cultura educativa voltada aos dados

Tão importante quanto consolidar o uso inteligente dos dados, é ter a certeza de que os profissionais terão plenas condições de aproveitá-los de forma consciente e estratégica

Por Eduardo Nistal*

A figura dos dados é, sem dúvidas, um dos grandes exemplos de como a transformação digital pode revolucionar a realidade operacional das empresas brasileiras. Com a utilização analítica de informações armazenadas internamente, o gestor, bem como suas equipes de profissionais, poderá apoiar suas decisões em referências seguras, sobre melhores métodos de trabalho, estratégias a serem traçadas, o próprio relacionamento com o cliente, entre outras vertentes cotidianas. Trata-se de um estágio de eficiência e produtividade a ser conquistado pelos que realizam essa transição ao digital.

No entanto, o caminho para atingir esse nível de aproveitamento extremamente positivo requer medidas pontuais por parte dos líderes, que devem construir uma cultura organizacional alinhada com a inclusão de todos quanto à presença tecnológica e a geração de insights. Não por acaso o conceito de educação de dados tem crescido no meio empresarial, expondo a urgência por uma capacitação abrangente e democrática.

Por que a educação de dados deve ser pauta na sua empresa?

Quando se discute o avanço da tecnologia sobre as empresas, é muito fácil cair na digitalização como um fator único para que a inovação resolva todos os problemas apresentados pela companhia. Naturalmente, esse pensamento acaba desmistificado na prática, especialmente se nos aprofundarmos no universo dos dados e como esses objetos analíticos são valiosos.

O conceito de Business Intelligence (BI) traduz o potencial do uso inteligente de informações e como essa movimentação pode impactar diversas vertentes internas, atribuindo muito mais assertividade às medidas adotadas. Porém, é de suma importância compreender o papel das pessoas nesse cenário, afinal, não se trata de descartar o protagonismo dos colaboradores, pelo contrário, são eles os maiores responsáveis por interpretar os materiais extraídos e transformá-los em ações efetivas.

Com isso posto, o questionamento repousa nos artifícios de se capacitar profissionais pouco familiarizados com o tema. Existem práticas voltadas para treinamentos educativos e que vão além, tornando o processo de transformação digital inclusivo e acessível a todos. Isso nos leva ao próximo tópico.

O que é Data Literacy e sua real importância

Atualmente, é quase unanimidade que existe uma grande lacuna quanto à qualificação na área de leitura e interpretação de informações. O método de Data Literacy surge com a proposta máxima de alfabetização de dados que, em outras palavras, significa ajudar o profissional a utilizar os dados disponibilizados com tranquilidade e confiança de que está fazendo a coisa certa. Outra característica relevante dessa metodologia inovadora é na dimensão dos benefícios que traz à organização, desde a capacitação individual do colaborador até a construção de uma cultura de alfabetização geral, em que todos terão a capacidade de interpretar um dado, utilizar o gráfico correto para determinada informação, saber conceitos básicos como, por exemplo, média móvel que tanto se fala hoje devido a pandemia, entre outros conceitos.

Para normalizar o Data Literacy no âmbito interno, existem alternativas que funcionam como um programa educacional visando a participação das pessoas que lidam diariamente com o fluxo de informações. O objetivo é preservar o protagonismo dos profissionais de modo que todos tenham acesso aos objetos analíticos. Com isso, a etapa de tomada de decisão, evento que precede qualquer tipo de iniciativa, de pequena, média ou grande escala, terá todas as condições de funcionar adequadamente, reduzindo a chance de equívocos e fomentando atitudes próximas à realidade da empresa e também do mercado.

Para finalizar o artigo, volto a destacar o papel dos líderes para que a alfabetização dos dados seja uma ação primária dentro das empresas. Os benefícios desse movimento são numerosos e colocam a devida importância no uso de informações estratégicas, sempre sob a premissa de que o profissional é peça-chave nesse processo.

*Eduardo Nistal é CEO do Grupo Toccato. Conta com mais de 19 anos de experiência executiva na estruturação, liderança e inovação das áreas Comerciais, Marketing, Canais, Parcerias, Modelos de Negócio e Desenvolvimento de Produtos.

Sobre o Grupo Toccato

O Grupo Toccato é referência em Analytics e soluções para transformação digital, caminhando ao lado de seus clientes para transformar dados em decisões. Fundado em 2006, é um parceiro importante de seus clientes, acompanhando-os e orientando-os em cada fase da jornada de dados, desde a coleta e tratamento até a análise, implementando com eficiência soluções de dados de ponta a ponta para tomadas de decisão mais assertivas. Detentor das empresas Toccato, AnalisaBR e Toccato Serviços Compartilhados, o Grupo foi premiado quatro vezes como Master Reseller do Ano, prêmio mundial concedido pela Qlik. Além da sede em Florianópolis, possui filiais nas principais capitais do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo