Brasil,

Cursos de pós-graduação a distância ganham mercado, com destaque para os da área de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Cambuy
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A pandemia estimulou as pessoas a retomar os estudos sem sair de casa e as plataformas online aumentaram a autonomia para aprender

Na contramão da retração que a pandemia provocou no ensino superior - adiando a decisão de iniciar um curso por parte dos estudantes -, uma área apresentou crescimento: a das especializações, com destaque para os cursos ligados à saúde. Diante da alta demanda por profissionais habilitados para enfrentar os dramas da Covid-19, a oferta de cursos a distância cresceu, atraindo um público com mais autonomia para aprender e menos tempo para estudar.

Na opinião de Adriana Karam, que é reitora do Centro Universitário UniOpet, as pessoas passaram a lidar melhor com as plataformas tecnológicas e se habituaram a usá-las como ferramenta de aprendizagem. “Mais familiarizados com o ensino remoto, os estudantes buscam capacitação a distância e os cursos voltados para os profissionais da saúde estão entre os mais procurados. No UniOpet, são 15 especializações abertas em 2021 apenas nessa área, além de cursos de direito, negócios e educação.”

A demanda crescente por prestação de serviços de saúde faz com que essa área esteja em destaque em empregabilidade no Brasil. De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o balanço anual de janeiro a dezembro de 2020 revelou um saldo positivo de mais de 110 mil empregos abertos no setor.

O relatório Empregos em Alta do LinkedIn analisou as categorias de carreiras que tiveram o maior crescimento em contratações entre abril e outubro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. Um dos exemplos da alta demanda na saúde são as contratações de enfermeiros de terapia intensiva, que registraram um aumento recorde de 820% em relação a 2019, de acordo com o LinkedIn.

No mês de abril deste ano, a Prefeitura Municipal de Curitiba abriu vagas para contratar 613 profissionais da saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus esta é a segunda vez que o município abre o PSS para a contratação dos profissionais de enfermagem.

Para os profissionais da saúde, as opções do UniOpet vão desde especializações em gestão até as mais variadas áreas que ganharam mercado com a pandemia, como infectologia, saúde do idoso e terapia intensiva. Os cursos se destinam a profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, bioquímica e biomedicina.

“Além dessa proximidade dos estudantes com a tecnologia, as instituições de ensino também se reinventaram e passaram a oferecer plataformas online mais amigáveis, com um amplo suporte técnico e pedagógico. Percebemos que estamos atraindo estudantes de um grupo que, antes da pandemia, talvez não considerasse o EAD como uma possibilidade real e interessante”, diz.

De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) analisados pelo Instituto Semesp, entidade representativa de mantenedoras do ensino superior, o setor registrou um crescimento de 9,5% do segundo trimestre de 2019 para o de 2020, de 1,2 milhão para 1,3 milhão de alunos. Além disso, o mercado tende a remunerar melhor quem se qualifica mais. Outro dado do Semesp é que profissionais com pós-graduação têm rendimento até 150% maior.

“Investir em uma especialização ou MBA faz com que o profissional se mantenha na trilha da formação continuada e isso é muito valorizado no mercado de trabalho. A maioria dos graduados já tem essa consciência e busca novos cursos voltados ao mercado. Nesse cenário de restrições sociais, os cursos de EAD despontaram como oportunidade de aprendizado”, completa Adriana.

O UniOpet está com inscrições abertas para 35 cursos de pós-graduação nas mais variadas áreas do conhecimento (saúde, direito, educação e negócio). Todos os cursos são no formato EAD e valorizam a autonomia do acadêmico, ou seja, o aluno consegue fazer tudo pela plataforma sem a necessidade de ir ao campus ou de assistir aula presencial. As aulas ficam disponíveis na plataforma e cada um pode assistir de acordo com o seu melhor horário. Os cursos têm duração média de 10 meses, com cargas horárias variadas.

Mais informações no site https://www.posuniopet.com.br/

Portfólio de cursos UniOpet:

Escola de Saúde

Auditoria da Gestão dos Serviços de Enfermagem – 400 horas

Auditoria da Gestão dos Sistemas de Saúde – 360 horas

Biomecânica da Atividade Física e Saúde – 360 horas

Bioquímica e Fisiologia da Nutrição – 360 horas

Enfermagem Clinico-Cirúrgica – 400 horas

Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte – 400 horas

Enfermagem em Infectologia – 360 horas

Enfermagem em Ortopedia e Traumatologia – 400 horas

Enfermagem em Pediatria e UTI Pediátrica e Neonatal – 400 horas

Enfermagem em Pós-operatório em Cirurgia Plástica – 400 horas

Enfermagem em Saúde do Idoso e Gerontologia – 360 horas

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva – 360 horas

Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto - 400 horas

Fisioterapia Dermatofuncional – 400 horas

Fisioterapia Estética - 400 horas

Escola de Direito:

Direito Civil – 360 horas

Direito de Família – 380 horas

Direito Processual Civil – 360 horas

Escola de Educação:

Docência do Ensino Superior – 360 horas

Educação e Novas Tecnologias - 400 horas

Neuroeducação – 360 horas

Especialização em Metodologia da Educação Bilingue – 400 horas

Escola de Negócios:

Gerenciamento Ágil de Projetos – 400 horas

MBA em Coaching – 360 horas

MBA em Gestão de Clínicas e Consultórios – 400 horas

MBA em Gestão de Investimentos – 400 horas

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – 360 horas

MBA em Gestão Hospitalar – 400 horas

Auditoria Bancária – 400 horas

MBA em Redes Sociais – 400 horas

Psicologia Organizacional – 360 horas

MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional – 400 horas

MBA em Gestão Estratégica em Transporte Rodoviário de Cargas – 400 horas

MBA Executivo em Gestão de Negócios – 400 horas

MBA Governança, Risco e Compliance – 400 horas

Sobre o UniOpet

O Centro Universitário UniOpet tem a sua formação apoiada na experiência de mais de 45 anos de ensino do Grupo Opet. O pioneirismo e o espírito empreendedor são características marcantes que fazem parte do DNA da instituição. O trabalho do UniOpet é focado na formação de profissionais para o mercado de trabalho. O UniOpet atua nas três principais modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar