Pravaler dá oito lições de educação financeira para jovens

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Cordoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Segundo SPC, 47% dos jovens brasileiros não controlam os gastos financeiros

Educação financeira é importante para qualquer pessoa, independentemente da idade. Saber lidar com as finanças é algo necessário e se este tema já é complexo na vida adulta, quando jovem ele é um verdadeiro desafio. Segundo a SPC Brasil, 47% dos jovens entre 18 a 25 anos, não faz controle de seus gastos. São 8,6 milhões de jovens inadimplentes no país.

De olho neste cenário, o Pravaler, maior plataforma de serviços financeiros para educação do país, reuniu oito lições do Felipe Chanes, controller da fintech, que vão ajudar a entender como funciona e qual é a importância da educação financeira para jovens.

Faça uma autoavaliação

Saber qual é a situação financeira atual antes de partir para a estratégia é fundamental. “Entenda todo seu contexto de vida, como qual é o valor do seu salário, quanto desse dinheiro é destinado para despesas fixas, quanto você gasta com compras não essenciais etc. A partir disso, você passará a ter como determinar seu perfil de consumo e, assim, conseguir se controlar financeiramente”, comenta Felipe.

Saiba fazer o seu planejamento

Defina objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim é possível estabelecer um foco e começar a caminhar em relação ao sucesso, ainda que no começo do processo os resultados não sejam tão relevantes. Por exemplo, pense que no curto prazo você pode formar uma reserva de emergência, no médio prazo, pagar uma viagem e, no longo prazo, comprar uma casa própria, realizar sonhos.

Seja realista

O que você quer para o próximo mês? E para o próximo ano? Passe a estabelecer metas racionais e se esforce para progredir. “Além disso, tenha em mente que para um futuro próximo, os objetivos devem ser menos ousados, pois você ainda estará no processo de adaptação e formação da sua disciplina em relação a seus gastos”, explica Chanes.

Comece a investir

Comece criando a sua reserva de emergência, observando qual o tipo de investimento que atende melhor suas expectativas. Cabe lembrar que hoje, a poupança não é a melhor opção para fazer seu dinheiro render, existem outras opções seguras de investimento que podem trazer retornos maiores. Leve em consideração o tempo que você pretende deixar seu dinheiro investido e fique atento às taxas e encargos que podem impactar a sua rentabilidade. Investir é uma solução que permite com que o dinheiro depositado a cada mês renda mais e, assim, você tenha mais recursos no futuro.

Não subestime pequenos gastos

Dê importância para pequenos gastos diários que podem somar uma quantia relevante no final do mês, como aplicativos de transporte, entrega de refeições e streamings. Avalie quais são suas prioridades e tenha em mente que pequenos sacrifícios hoje podem contribuir muito para a realização de algum sonho que você tenha ou até trazer conforto em um momento de necessidade.

Explore suas possibilidades

Estudantes podem contar com uma série de benefícios para dar continuidade a seus estudos sem que isso afete o lado financeiro. Pode ter acesso a vantagens como descontos na compra de livros de empresas parceiras e outras soluções criadas pelas próprias faculdades. Procure se informar a respeito disso e aproveite as oportunidades!

Evite se endividar

É imprescindível rever o estilo de vida e evitar comprometer o seu futuro em função de prestações que podem ser evitadas. Tome cuidado com compras que parecem interessantes, mas que levam muito tempo para serem pagas, uma vez que no preço delas podem estar inseridos juros altos.

Seja disciplinado

Coloque as dicas em prática e seja disciplinado. Isso te auxiliará na construção de uma trajetória próspera financeiramente, além de contribuir para a realização dos seus sonhos. A condição de estudante permite a você algumas vantagens que outras pessoas não têm, como o tempo maior para que os projetos deem resultado. Por isso, comece o quanto antes.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a maior empresa de soluções financeiras para educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, o Pravaler tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. A empresa atua no mercado há quase 20 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores apaixonados por educação, o Pravaler tem a meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos até 2025, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias.