Brasil,

Desafios e conquistas fazem parte dos 69 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ao longo dos anos, mackenzistas fizeram importantes contribuições para a sociedade brasileira, dentre elas, como a criação do "orelhão" e os projetos dos prédios Mirante do Vale, Edifício Itália e Farol Santander, em São Paulo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemora hoje, 16 de abril, 69 anos de história. Ao longo dessas décadas, a UPM enfrentou inúmeros desafios e acumulou uma série de contribuições tanto no âmbito nacional como internacional, atuando com resiliência principalmente neste cenário atual de pandemia.

Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, são muitas as razões para o prestígio da Universidade, dentre elas os altos índices de empregabilidade dos alunos mackenzistas. "A Universidade oferece excelentes oportunidades de estágio que ajudam seus alunos a vivenciar o ambiente empresarial, aprimorando os conhecimentos que adquirem nos seus respectivos cursos. É um local de oportunidades de desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas e em atividades de extensão, que enriquecem a formação universitária". Outro pilar importante são os professores da instituição que são profissionais renomados e reconhecidos em suas áreas de conhecimento, dedicados ao processo de ensino e que também produzem resultados importantes com suas pesquisas e trazem prestígio à UPM, justamente por atender às demandas da sociedade e, de forma direta ou indireta, beneficiar pessoas.

Recentemente a Universidade realizou importantes atividades de extensão direcionadas a combater ou mitigar os impactos da covid-19. "A UPM, por meio das suas faculdades e centros acadêmicos, ajustou sua prática pedagógica e muitos dos seus processos acadêmico-administrativos; investiu muito em capacitação dos docentes e no processo de comunicação; não deixou de auxiliar hospitais ou mesmo de produzir pesquisas de alto nível para que pudéssemos atravessar a difícil situação social e econômica em que ainda estamos envolvidos", completou o reitor.

Os desafios são naturais a qualquer setor que tenha a atribuição de transformar a sociedade. Com a educação, não poderia ser diferente. "O que nos ajuda a superar esses desafios é o esforço, ou tentativa, de estarmos sempre um passo à frente de nosso tempo, o que não é uma tarefa fácil e isto tem sido possível graças à boa capacidade técnica e intelectual existentes de antecipar tendências",

Dentre grandes personalidades que fazem parte da história do Mackenzie está a arquiteta formado pela UPM, Chu Ming Silveira, que em 1971 foi responsável pela concepção do famoso "orelhão". Nessa época, a arquiteta chefiava o Departamento de Projetos da Companhia Eletrônica e foi desafiada a criar um protetor para os telefones públicos, que se transformou em um ícone do design brasileiro e mobiliário urbano mundial. Além disso, os edifícios Mirante do Vale, Edifício Itália e Farol Santander recebem a assinatura de profissionais mackenzistas. O Mirante do Vale, no Vale do Anhangabaú, tem 170 metros de altura e 50 andares, e foi projetado pelo mackenzista Waldomiro Zarzur, em parceria com Aron Kogan, ambos formados em 1947 na Escola de Engenharia. Já o famoso Edifício Itália, localizado na praça da República, foi projetado pelo nosso antigo professor Adolf Franz Heep. Por último, o projeto do Farol Santander teve a participação do antigo mackenzista Plínio Botelho Amaral. O edifício foi inspirado no Empire State Building e tem 161 metros de altura e 35 andares.

O espírito mackenzista tem, em seu fundamento, o ideal de promover uma comunidade solidária, dinâmica, criativa, animada, colaborativa, inovadora. "Ser mackenzista significa, principalmente no atual momento, o cuidados uns com os outros, aspecto sempre presente na história do Mackenzie", comenta Marco Tullio.

"Assumir o cargo de reitor em uma universidade como a UPM é uma oportunidade única. Sinto-me honrado por ela e sou grato a Deus e às pessoas que me escolheram e que têm me aconselhado durante esta jornada. É uma ótima oportunidade para contribuir com a transformação social e, também, para a propagação da fé cristã reformada. Deus tem sido meu ajudador, mas tenho contado, também, com muitos amigos e colegas, todos profissionais qualificados que têm atuado com o mesmo propósito", finaliza o reitor.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo